Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/926107
Title: Avaliação de cultivares de arroz irrigado da Embrapa no Rio Grande do Sul nas safras 2007/08 e 2008/09.
Authors: FAGUNDES, P. R. R.
MAGALHAES JUNIOR, A. M. de
MARTINS, J. F. da S.
NUNES, C. D. M.
ANDRES, A.
PETRINI, J. A.
FRANCO, D. F.
MOURA NETO, F. P.
MORAIS, O. P. de
SEVERO, A. C. M.
FONSECA, G. de M. da
Affiliation: PAULO RICARDO REIS FAGUNDES, CPACT; ARIANO MARTINS DE MAGALHAES JUNIOR, CPACT; JOSE FRANCISCO DA SILVA MARTINS, CPACT; CLEY DONIZETI MARTINS NUNES, CPACT; ANDRE ANDRES, CPACT; JOSE ALBERTO PETRINI, CPACT; DANIEL FERNANDEZ FRANCO, CPACT; FRANCISCO PEREIRA MOURA NETO, CNPAF; ORLANDO PEIXOTO DE MORAIS, CNPAF; ALCIDES CRISTIANO MORAIS SEVERO, CPACT; GABRIELA DE MAGALHÃES DA FONSECA, ENGENHEIRA AGRÔNOMA, MESTRANDA EM FITOMELHORAMENTO, UFPEL.
Date Issued: 2011
Citation: Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2011.
Pages: 8 p.
Description: O Estado do Rio Grande do Sul (RS) possui seis regiões orizícolas delimitadas pela localização geográfica e que apresentam características bem definidas e distintas entre si: Litoral Sul, Campanha Gaúcha, Planície Costeira Externa, Planície Costeira Interna, Depressão Central e Fronteira Oeste. Em geral, as cultivares de arroz irrigado (Oryza sativa L.) da Embrapa, indicadas para o cultivo no Rio Grande do Sul, apresentam ampla adaptação às condições edafoclimáticas destas regiões. Contudo, nos últimos anos, com a entrada de novos genes no contexto das cultivares de arroz irrigado utilizadas no estado, é cada vez mais perceptível a interação do genótipo com o ambiente, o que resulta em modificação de desempenho de uma cultivar em determinada região. Conforme relataram Fagundes et al. (2007), as cultivares de arroz respondem de forma diferente às mudanças de ambiente (local/ano). Assim, é possível que o desempenho de uma cultivar seja afetado negativamente em resposta a mudanças ocorridas na constituição genética de um patógeno, levando à quebra da resistência para uma determinada doença.ou pelo surgimento de um novo patógeno em uma dada região de cultivo, ou ainda devido a alterações no manejo da lavoura. Desta forma, o monitoramento constante do desempenho das cultivares nas diferentes regiões orizícolas é fundamental para o cultivo de arroz irrigado no RS. Sendo assim, desenvolveu-se um trabalho para acompanhar, avaliar e relatar o comportamento de cultivares de arroz irrigado desenvolvidas pela Embrapa, nas diferentes regiões de cultivo deste cereal no RS, nas safras 2007/08 e 2008/09.
Thesagro: Arroz Irrigado
Keywords: Cultivares
Rio Grande do Sul
Series/Report no.: (Embrapa Clima Temperado. Circular Técnica, 117)
ISSN: 1516-8832
Language: pt_BR
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Circular Técnica (CPACT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CIRCULAR117.pdf449,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace