Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/921268
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 2011
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: LEDO, C. A. da S.
ALVES, A. A. C.
SILVEIRA, T. C. da
OLIVEIRA, M. M. de
SANTOS, A. S.
TAVARES FILHO, L. F. de Q.
Informaçães Adicionais: CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; ALFREDO AUGUSTO CUNHA ALVES, SRI; TAMYRES CARDOSO DA SILVEIRA, UFRB; MAYANA MATOS DE OLIVEIRA, UFRB; ARIANA SILVA SANTOS, UFRB; LEÔNIDAS FRANCISCO DE QUEIROZ TAVARES FILHO, UFRB.
Título: Caracterização morfológica da coleção de espécies silvestres de Manihot (Euphorbiaceae - Magnoliophyta) da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Fonte/Imprenta: Cruz das Almas, Ba: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2011.
Série: (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 53).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Melhoramento genético
Variabilidade genética.
Conteúdo: Espécies silvestres de Manihot são importantes reservatórios de genes de interesse que podem ser transferidos para cultivares comerciais de mandioca, visando o desenvolvimento de variedades melhoradas que sejam mais resistentes a fatores bióticos e abióticos e que expressem maior produtividade. O objetivo deste trabalho foi realizar a caracterização de 475 acessos da coleção de espécies silvestres de Manihot da Embrapa Mandioca e Fruticultura por meio da avaliação de 32 descritores morfológicos, sendo 10 quantitativos e 22 qualitativos. Foi realizada análise de agrupamento considerando os descritores quantitativos e qualitativos simultaneamente, segundo o algoritmo de Gower A utilização de descritores morfológicos evidenciou a existência de diversidade genética entre os acessos da coleção de espécies silvestres da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Alguns dos acessos presentes na coleção de espécies silvestres de Manihot mostraram-se promissores, podendo os mesmos ser utilizados em programas de melhoramento para obtenção de híbridos interespecíficos melhorados entre espécies silvestres e variedades de mandioca.
Thesagro: Mandioca.
Ano de Publicação: 2012-03-30
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BoletimPesquisaDesenv53.pdf391,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace