Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/920482
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2011
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CUNHA, T. J. F.
SA, I. B.
TAURA, T. A.
GIONGO, V.
SILVA, M. S. L. da
OLIVEIRA NETO, M. B. de
ARAUJO FILHO, J. C. de
Additional Information: TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; IEDO BEZERRA SA, CPATSA; TATIANA AYAKO TAURA, CPATSA; VANDERLISE GIONGO, CPATSA; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS.
Title: Uso atual e ocupação dos solos na margem direita do Rio São Francisco em municípios do estado da Bahia.
Publisher: Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.
Pages: 29p.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 91).
Language: pt_BR
Keywords: Edafo-ambiental
Zona ripária
Área degradada
Recuperação
Caatinga hiperxerófila
Código florestal
Soil deterioration.
Erosion
Description: A paisagem do Submédio Vale do São Francisco tem, ao longo dos anos, passado por constantes alterações que decorrem de atividades antrópicas, onde a vegetação original da Caatinga hiperxerófila foi gradativamente eliminada pelo processo extrativista e parte cedendo espaço ao processo de uso agrícola. Dessa forma, muitas áreas sem aptidão ou de aptidão restrita para o uso agrícola são cultivadas, aumentando o risco de degradação pelo efeito da erosão que atinge, inclusive, a vegetação ciliar. A recuperação desta vegetação é um grande desafio, haja vista as dificuldades de conciliar a garantia do sustento das famílias ribeirinhas e de torná-las parte integrante deste processo de reconstituição da mata ciliar. O objetivo geral deste estudo foi avaliar o uso e ocupação dos solos e integrar e fortalecer estudos am bientais para a preservação da vegetação ciliar. Também visou contribuir com a recuperação de áreas degradadas, florestamento, reflorestamento e ecossistemas agrossilviculturais, encaminhados ao Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco, para os municípios de Casa Nova, Juazeiro, Curaçá e Sobradinho, no Estado da Bahia. Para a identificação e mapeamento do uso atual dos solos e quantificação de áreas degradadas, inicialmente foram realizados estudos básicos nos municípios alvo do projeto. O sensoriamento remoto constituiu uma importante ferramenta para o monitoramento e análise dos ambientes dos municípios contemplados no projeto. O Município de Juazeiro apresentou maior proporção percentual de áreas degradadas (51,12 %), seguido pelo Município de Sobradinho com 34,12%, Casa Nova 23,13% e Curaçá com 13,19%. As áreas com vegetação de Caatinga arbustiva se destacam na maioria dos municípios estudados, sendo a maior área observada no Município de Casa Nova (525,190 km2). Em termos de cobertura vegetal, o Município de Casa Nova apresentou a maior área (964,164 km2). De um modo geral, pode-se dizer que nos três municípios, praticamente toda a vegetação ciliar foi retirada e que a grande maioria dos solos relacionados aos sedimentos fluviais encontra-se com elevado grau de salinização e degradação.
Thesagro: Solo
Vegetação nativa
Caatinga
NAL Thesaurus: Soil.
Data Documento: 2012-03-27
ISSN: 1808-9968
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD91.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace