Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/920277
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2011
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: COUTINHO, H. L. da C.
GARCEZ, A. J. S.
GIMENES, P. S.
INACIO, C. de T.
SEIDEL, E. R.
COSTA JUNIOR, E. D.
CARDOSO, S.
HERNANI, L. C.
MAURO, R. de A.
SILVA, M. P. da
Additional Information: HEITOR LUIZ DA COSTA COUTINHO, CNPS; AIRTON J. S. GARCEZ, AGRAER; PAULO S. GIMENES, AGRAER; CAIO DE TEVES INACIO, CNPS; ERNANE R. SEIDEL, GAIA; EDMUNDO D. COSTA JUNIOR, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito; SANDRO CARDOSO, AGRAER; LUIS CARLOS HERNANI, CNPS; RODINEY DE ARRUDA MAURO, CNPGC; MARTA PEREIRA DA SILVA, CNPGC.
Title: Promoção da transição agroecológica em Bonito, MS (Projeto GEF Rio Formoso).
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2011.
Pages: 21 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Documentos, 138).
Language: pt_BR
Keywords: Transição agroecológica
Description: O Projeto GEF Rio Formoso (Rio Formoso: Manejo Integrado e Proteção da Bacia Hidrográfica), financiado pelo Banco Mundial entre 2005 e 2010, teve como finalidade contribuir para conservação e uso sustentável dos recursos naturais solo, água e biodiversidade e promover o controle da degradação na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, município de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Para tanto, o projeto teve como estratégia empoderar as organizações locais para promover o uso multifuncional da terra e o manejo agroecológico, integrando a produção rural com a conservação dos recursos naturais. O Projeto GEF Rio Formoso focou sua proposta de estratégia de ocupação, uso e manejo do solo em sistemas de produção que contemplavam o componente florestal em sua configuração. Assim, unidades demonstrativas de sistemas agroflorestais e agrossilvipastoris foram implantadas em áreas de intervenção selecionadas nas porções alta e média da sub-bacia do rio Mimoso, componente da bacia do rio Formoso. O projeto fortaleceu a infraestrutura local para viabilizar a implantação e adoção pela sociedade dos conceitos e estratégias de manejo e sistemas de produção conservacionistas. A melhoria significativa da infraestrutura do viveiro municipal para produção de mudas de espécies arbóreas nativas e de frutíferas facilita a ampliação da adoção de práticas agroecológicas sustentáveis no município e região. Concomitante, a instalação e funcionamento de uma unidade piloto de compostagem foi muito bem recebida pelas populações urbana e rural, pela possibilidade de reciclar resíduos orgânicos de forma limpa, segura e produtiva, em benefício da saúde pública e da produção rural sustentável. Neste documento são apresentadas atividades referentes às melhorias do viveiro municipal, a implantação da unidade de compostagem e dos sistemas agroflorestais.
Thesagro: Bonito
Compostagem
Data Documento: 2012-03-26
ISSN: 1517-2627
Appears in Collections:Série Documentos (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Doc138TransicaoBonito.pdf1,83 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace