Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/918830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCLEMENTE, E. de P.
dc.contributor.authorSCHAEFER, C. E. R. G.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, F. S. de
dc.date.accessioned2019-02-04T23:13:31Z-
dc.date.available2019-02-04T23:13:31Z-
dc.date.created2012-03-14
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationRio de Janeiro: Embrapa Solos, 2011.
dc.identifier.issn1678-0892
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/918830-
dc.descriptionA ilha da Trindade está situada na costa do Espírito Santo (Brasil), distante 1.140 km do continente. É uma ilha de origem vulcânica, sendo sua última erupção datada em 3 mil anos. Seu isolamento geográfico a tornou um laboratório natural, com espécies endêmicas de grande valor científico. Na atualidade, a ilha se encontra em estágio avançado de degradação, devido às ocupações esporádicas feitas nos últimos três séculos. Este trabalho objetivou propor um zoneamento ambiental para auxiliar no manejo adequado e recuperação da ilha. O zoneamento foi realizado com base na análise integrada de levantamentos Geológico e Fitossociológico realizados anterior- mente na área, além do uso de material cartográfico apropriado, como carta planialtimétrca, imagem de satélite, mapas de solos, Geologia, Geoambientes e Modelo Digital de Elevação, todos na escala 1:25.000. A área foi intensa- mente explorada e foram tiradas fotografias aéreas de um helicóptero. A metodologia utilizada para a definição das zonas ambientais foi a proposta por IBAMA (2002) e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC - Lei n° 9.985/00). Foram definidas cinco áreas prioritárias abrangendo todos os geoambientes, entre elas as zonas: Intangível, Primitiva, Histórico Cultu- ral, Recuperação e Uso Especial. Por meio da separação destes ambientes e sugestão de um plano de manejo adequado para fins de gestão ambiental, espera-se um norteamento de ações que visem um controle efetivo do uso dos recursos naturais da ilha. Com base no zoneamento proposto, é vista a importância da criação de uma Unidade de Conservação (UC) em Trindade do tipo Parque Nacional Marinho (PARNAM), ordenando a área de acordo com as suas limitações de uso, protegendo a integridade das zonas primitivas de maior biodiversidade.
dc.formatil. color.
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 171).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIlha da Trindade (ES)
dc.subjectZoneamento ambiental
dc.subjectIlha oceânica
dc.subjectRecuperação ambiental
dc.subjectUnidade de conservação
dc.titleProposta de zoneamento ambiental para a Ilha da Trindade (ES).
dc.typeFolhetos
dc.date.updated2019-02-04T23:13:31Zpt_BR
dc.format.extent227 p.
riaa.ainfo.id918830
riaa.ainfo.lastupdate2019-02-04
dc.contributor.institutionELIANE DE PAULA CLEMENTE ALMEIDA, CNPS; CARLOS ERNESTO REYNALD G. SCHAEFER, UFV; FÁBIO SOARES DE OLIVEIRA, UFMG.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bpd1712011ilhatrindade.pdf831.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace