Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/917446
Título: Zoneamento de aptidão pedoclimática da cultura do cajueiro (Anacardium occidentale L.) no estado de Pernambuco.
Autoria: BARROS, A. H. C.
SANTOS, J. C. P. dos
SILVA, A. B. da
ARAUJO FILHO, J. C. de
OLIVEIRA NETO, M. B. de
Afiliação: ALEXANDRE HUGO CEZAR BARROS, CNPS; JOSE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS, CNPS; ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS.
Ano de publicação: 2011
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Solos; Recife: Embrapa Solos, UEP Recife, 2011.
Páginas: 34 p.
Conteúdo: O presente estudo teve como objetivo obter o potencial pedoclimático das terras do Estado de Pernambuco para a cultura do cajueiro (Anacardium occidentale L.). O trabalho foi desenvolvido a partir do zoneamento climático e do levantamento de reconhecimento de baixa e média intensidade dos solos do Estado, na escala 1:100.000, considerando a possibilidade de o agricultor empregar médio e alto nível tecnológico no manejo da terra e da cultura. O manejo de média tecnologia é baseado em práticas agrícolas que refletem um médio nível tecnológico, com moderada aplicação de recursos, investimentos e de resultados de pesquisa. Emprega-se predominantemente a tração animal. No manejo de alta tecnologia, as práticas agrícolas são conduzidas com alto nível tecnológico, ou seja, aplicação intensiva de capital e de resultados de pesquisa. O estudo mostra que cerca de 38% dos 98.312 km2 da área do Estado possui clima apto, e cerca de 45% clima moderado para a cultura. Os fatores do solo, contudo, são bastante restritivos. Somente 1% e 7 % dos solos são aptos para a cultura nos manejos com média e alta tecnologia, respectivamente. Nos manejos com média e alta tecnologia, os solos com aptidão moderada ocupam cerca de 24% e 19%, respectivamente. O cruzamento das informações de solo e clima mostra que, no manejo com média tecnologia (manejo B), somente 0,5% (544 km2) da área do Estado apresenta, ao mesmo tempo, clima e solos aptos à cultura. No manejo com alta tecnologia (manejo C) somente 1,9% (1.827 km2) da área é pedoclimaticamente apta. As áreas de maior potencialidade para o cultivo do cajueiro concentram-se nas regiões da Chapada do Araripe, as Bacias de Fátima, de Betânia, de Mirandiba e de Jatobá, além do Pediplano Central do Planalto da Borborema.
Thesagro: Caju
Clima
Solo
Palavras-chave: Cajueiro
Potencial
Planejamento de uso da terra
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 200).
ISSN: 1678-0892
Notas: Convênio FDR 2005.0006 - BNB/EMBRAPA-CNPS-FCPC.
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNPSBPD2002011.pdf4,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
BPD200ZonCajueiro.pdf4,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace