Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/913370
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Authors: MANGABEIRA, J. A. de C.
TOSTO, S. G.
PAIVA SOBRINHO, R.
CARVALHO, C. A. de
Additional Information: JOAO ALFREDO DE CARVALHO MANGABEIRA, CNPM; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM; RANULFO PAIVA SOBRINHO, INSTITUTO DE ECONOMIA - UNICAMP; CARLOS ALBERTO DE CARVALHO, CNPM.
Title: Uso de geotecnologias para certificação de origem, indicadores de sustentabilidade e transferência de tecnologias em agroecossistemas sustentáveis.
Publisher: Portal Ecodebate: Cidadania e Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.ecodebate.com.br/2011/01/04/uso-de-geotecnologias-para-certificacao-de-origem-indicadores-de-sustentabilidade-e-transferencia-de-tecnologias-em-agroecossistemas-sustentaveis/>. Acesso em: 4 jan. 2011.
Language: pt_BR
Keywords: WebGIS
Indicadores de sustentabilidade
Geoprocessamento
Imagem de satélite
Sistemas de Informações Geográficas
Rastreabilidade
Certificação
Produtores orgânicos
Description: cada dia que passa cresce a preocupação com a qualidade de vida, retratada em diferentes níveis por todos os países do Globo. O consumidor está cada vez mais atento para os métodos empregados na produção e para os meios utilizados pelos produtores no manejo dos recursos naturais. Os parâmetros adotados para medir e avaliar o desempenho e a sustentabilidade desses produtores, até presente momento, são representados por selos colocados nos produtos para identificá-los como "corretamente" produzidos. Assim, este trabalho tem como objetivo usar geotecnologias (sensoriamento remoto, imagens de satélites de alta resolução, entre outros) para disponibilizar informações georreferenciadas pela internet pelo instrumental WebGIS, com intuito de gerar uma proposta metodológica que contribua para o fortalecimento da denominação de origem de produtos, geração de índice de sustentabilidade e difusão e transferência de tecnologias oriundos de sistemas agrícolas sustentáveis, fortalecendo os selos de qualidade dos produtos oferecidos e garantindo o caráter ambientalmente correto das propriedades. O suporte metodológico, inicial para esta pesquisa em andamento, baseou-se no uso de imagem de satélite de alta resolução espacial por meio da identificação do uso atual das terras no Sistema de Informação Geográfica na integração dos dados relativos a um produtor orgânico, utilizados como parâmetro para testar a viabilidade e confiabilidade das informações geradas. Os primeiros resultados mostram que a metodologia é adequada e consistente aos estudos propostos para este trabalho, representando um interessante caminho metodológico para estudos futuros sobre certificação de origem, rastreabilidade dos sistemas de produção, levantamento dos recursos naturais e dados socioeconômicos, avaliação e análise de impactos ambientais, geração de índices de sustentabilidade e difusão e transferência de tecnologias sustentáveis para a agricultura
Data Documento: 2012-01-24
Appears in Collections:Artigo de divulgação na mídia (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
portalecodebate04012011.pdf465,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace