Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/909352
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 2011
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: BERGAMO, S. C.
NICHELE, L. A.
Informaçães Adicionais: SOLANGE CRISTINA BERGAMO, CNPF; LETICIA ANDREIA NICHELE, CNPF.
Título: Adequação dos processos de compras de reagentes e vidrarias de laboratório.
Fonte/Imprenta: In: EVENTO DE INICIATIVAS E MELHORIAS DAS ATIVIDADES DE APOIO TÉCNICO E ADMINISTRATIVO DA EMBRAPA FLORESTAS, 6., 2011, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2011.
Série: (Embrapa Florestas. Documentos, 226).
Idioma: pt_BR
Notas: Resumo.
Palavras-chave: Pesquisa de preço
Processo licitatório
Fornecedor
Conteúdo: A realização dos processos de compras de reagentes e vidrarias para os laboratórios da Embrapa Florestas apresentava uma série de dificuldades, notadas, por exemplo, na obtenção de pesquisas de preços e na consequente morosidade da divulgação de licitações correspondentes. Estas dificuldades relacionam-se, em grande parte, ao considerável número de itens a serem licitados e à limitação de fornecedores especializados na comercialização dos produtos específicos de cada laboratório. É importante frisar que, para divulgação de quaisquer licitações, a legislação em vigor exige que seja realizada pesquisa de mercado, anexando ao processo licitatório no mínimo três preços de cada item para embasar o valor médio praticado. A fim de melhorar estes processos, foram adotadas as seguintes medidas: 1) os pedidos de compras passaram a ser emitidos em separado, de acordo com a especialidade de cada laboratório; 2) os fornecedores foram classificados e relacionados por área de atuação para o envio das pesquisas de preços; 3) as pesquisas de preços passaram a ser enviadas aos fornecedores por área de comercialização, ou seja, foram enviadas exclusivamente aos fornecedores que comercializavam produtos de sua área de atuação; 4) os responsáveis de cada Núcleo Laboratorial fizeram contato direto com os fornecedores para a obtenção de pesquisas de preços que não foram recebidas pelo Setor de Patrimônio e Suprimentos durante os processos normais de compras e; 5) foram inseridas nos editais de licitação exigências de contratação de marcas dos produtos a serem utilizados em casos especiais na execução de análises específicas. As medidas adotadas agilizaram os processos de pesquisas de preços, aumentaram significativamente o número de cotações recebidas para compor o processo licitatório, reduziram o tempo para a divulgação das licitações e, ainda, melhoraram a qualidade dos produtos adquiridos, proporcionando maior rapidez e confiabilidade para as ações de pesquisa de preços realizadas na Embrapa Florestas.
Ano de Publicação: 2011-12-12
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
210AdequacaoprocessosreagentesSolange.pdf149,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace