Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/908516
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2011
Type of Material: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: INAMASU, R. Y.
BERNARDI, A. C. de C.
NAIME, J. de M.
QUEIROS, L. R.
RESENDE, Á. V. de
VILELA, M. de F.
BASSOI, L. H.
PEREZ, N. B.
FRAGALLE, E. P.
Additional Information: RICARDO YASSUSHI INAMASU, CNPDIA; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE; JOÃO DE MENDONÇA NAIME, CNPDIA; LEONARDO RIBEIRO QUEIROS, CNPTIA; ÁLVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; MARINA DE FÁTIMA VILELA, CPAC; LUÍS HENRIQUE BASSOI, CPATSA; NAYLOR BASTIANI PEREZ, CPPSUL; EDILSON PEPINO FRAGALLE, CNPDIA.
Title: Estratégia de implantação, gestão e funcionamento da Rede Agricultura de Precisão.
Publisher: In: INAMASU, R. Y.; NAIME, J. de M.; RESENDE, Á. V. de; BASSOI, L. H.; BERNARDI, A. C. de C. (Ed.). Agricultura de precisão: um novo olhar. São Carlos, SP: Embrapa Instrumentação, 2011.
Pages: p. 31-40.
Language: pt_BR
Keywords: Banco de dados
Inovação tecnológica
Condutividade elétrica do solo
Imagem aérea
New technology
Description: Resumo: A globalização da produção para a alimentação requer proteção, gestão e precisão. O cenário contemporâneo da agricultura brasileira. O cenário atual da agricultura brasileira caminha para uma produção eficiente, com proteção ao meio ambiente. A economia em escala global evidenciou o protagonismo do Brasil, especialmente nesta época, quando há um aumento no consumo mundial de alimentos e a necessidade de produzir energia renovável. O País possui terras, condições climáticas e tecnologia para ajudar a suprir a si e a outras nações com alimento e energia renovável. Para isso, também necessita melhorar sua competitividade em áreas como a pecuária e silvicultura e produtos como o trigo e o algodão, sem perder a perspectiva da sustentabilidade. E a adoção de técnicas e tecnologias com maior precisão para o manejo adequado do ecossistema pode reduzir o impacto ambiental de maneira significativa, a partir de uma aplicação eficiente de insumos. A Ciência pode contribuir decisivamente com a atividade agropecuária com medidas de gestão, via Agricultura de Precisão. Adaptada à realidade tropical, ela pode ser uma ferramenta para a inovação permanente no campo. Ciente desse cenário, em 2009, a Embrapa apresenta sua contribuição, liderando uma Rede de Pesquisa com 214 pesquisadores, 19 centros, 15 campos experimentais, com variabilidade regional e de culturas (anuais e perenes). O trabalho em rede propicia a integração de várias áreas do conhecimento, o compartilhamento de infraestrutura, além da otimização de recursos financeiros e potencialização dos resultados. O objetivo geral da Rede AP é gerar conhecimentos, ferramentas e inovações tecnológicas em Agricultura de Precisão, visando incrementar a eficiência de sistemas produtivos, em busca de maior competitividade e sustentabilidade do agronegócio brasileiro. E os objetivos específicos são: gerar tecnologias para otimizar a aplicação racional de insumos, para reduzir riscos e degradação ambiental e maximizar o retorno econômico; estudar as causas da variabilidade espacial e temporal das respostas dos sistemas produtivos; desenvolver mecanismos e procedimentos para a construção de sistemas de suporte à tomada de decisão em sistemas produtivos; mensurar a eficiência econômica e identificar indicadores para quantificar os benefícios ambientais resultantes do uso de tecnologias da AP; transferir tecnologias e avaliar o nível de adoção da AP no Brasil.
Thesagro: Agricultura de Precisão
NAL Thesaurus: Precision agriculture
Databases
Data Created: 2011-12-05
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao.pdf867,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace