Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/904930
Título: Panorama da produção de mudas micropropagadas no Brasil.
Autoria: CARVALHO, A. C. P. P. de
SANTOS, E. de O.
RODRIGUES, A. A. de J.
Afiliação: ANA CRISTINA PORTUGAL P DE CARVALHO, CNPAT; Eder de Oliveira Santos, UFC; Antônio Anderson de Jesus Rodrigues, UFC.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: GERALD, L. T. S. (Org.). Biofábrica de plantas: produção industrial de plantas in vitro. São Paulo: Antiqua, 2011. Cap. 18, p. 380-393.
Conteúdo: Este capitulo trata do panorama da produgao de mudas micropropagadas no Brasil. Foi efetuado um levantamento do numero total de entidades cadastradas no RENASEM como produtoras de mudas em unidade de propagaqao em viveiro e in vitro. Estes dados foram obtidos junto ao Registro Geral de Requerentes do MAPA e as SFA, em cada estado. Este ievantamento tem como objetivo abranger também as quantidades de mudas e as principais espécies micropropagadas. As entidades registradas como produtoras de mudas a partir da cuitura de tecidos representam menos que 1,6% do numero total cadastrado no RENASEM, estando mais da metade localizada no estado de Sao Paulo A quantidade total de mudas micropropagadas produzidas, no periodo 2009-2010, de acordo com os dados dos mapas de produção e de comercialização, das SFA, é de aproximadamente 24 milhoes, com destaque para as frutiferas (41%), como banana e abacaxi, e para as flores e plantas ornamentais (39%), representadas principalmente pelas orquideas e bromélias. Tendo em vista al-gumas nao conformidades constatadas em relaçao ao numero de entidades cadastradas, bem como a quantidade de mudas produzidas, estima-se que a produção seja em torno de pelo menos 35 milhoes.
Thesagro: Micropropagação
Palavras-chave: Cultura de tecidos vegetais
RENAGEM
Biofábricas
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SP-5347-mudas-micropropagadas.pdf5,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace