Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/895372
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Authors: SANTOS, R. S. S. dos
LEOLATO, L. S.
GIUSTINA, P. G. D.
SOUZA, R. B. de
Additional Information: REGIS SIVORI SILVA DOS SANTOS, CNPUV; LUCIELI SANTINI LEOLATO, CNPUV (BOLSISTA); PALOMA GUAZZELLI DELLA GIUSTINA, CNPUV (BOLSISTA); RICARDO BOLDO DE SOUZA, CNPUV (BOLSISTA).
Title: Avaliação da mortalidade de adultos de Grapholita molesta sob condições de controle químico no campo.
Publisher: Agapomi, Vacaria, n. 206, p. 6-7, jul. 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Mariposa
Description: O manejo de insetos-praga em pomares de macieira tem sido realizado pela coleta de informações da tlutuação das populações e adoção de medidas de controle a partir dos limites populacionais máximos toleráveis. Como ferramenta de manejo a estratégia química ainda prevalece na maioria das situações, quando são empregados inseticidas nas doses de registro para a cultura. Em algumas situações, mesmo após a intervenção química, é observada a presença de adultos em armadilhas de monitoramento em avaliações subseqüentes. A Grapholita molesta é um exemplo disto, suas populações, em alguns casos, permanecem elevadas mesmo após uma intervenção de controle, sugerindo resistência de suas populações. Este inseto pela constância de ocorrência ao longo das safras e danos aos frutos, tem causado preocupação ao setor produtivo da macieira no sul do Brasil, exigindo controle freqüente de suas populações ao longo da safra. Cabe lembrar, que nos laudos de eficiência e praticabilidade agronômica os resultados são obtidos pela aplicação do produto teste e avaliação de danos do inseto alvo na planta. Em situações de campo, pouco se conhece sobre o efeito da aplicação em adultos da praga. Neste estudo, foi avaliado o efeito da aplicação de inseticidas a campo na mortalidade de adultos de G. molesta.
Thesagro: Fruticultura
Maçã
Praga de planta
Controle químico
Grapholita Molesta
Mortalidade
Data Documento: 2011-07-07
Appears in Collections:Artigo de divulgação na mídia (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
131792011p.67.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace