Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/891234
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2010
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: ROCHA, F. E. de C.
RAMOS, E. M. S.
KISHI, S. M.
MARCELINO, M. Q. dos S.
SOUSA, E. dos S. de
JÚLIO, L. DE
TIMPONI, M. R.
Additional Information: FRANCISCO EDUARDO DE CASTRO ROCHA, CPAC; ÉRIKA MARTINS SILVA RAMOS, BOLSISTA CNPQ; SAYURI MENDES KISHI, CPAC; MARIA QUITERIA DOS SANTOS MARCELINO, CECAT; EVIE DOS SANTOS DE SOUSA, CPAC; LAÉRCIO DE JÚLIO, EMATER-DF; MATEUS RAMOS TIMPONI, ESTAGIÁRIO CPAC.
Title: Avaliação qualitativa da percepção de extensionistas rurais em relação ao uso e à conservação de recursos hídricos.
Publisher: Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2010.
Pages: 46 p.
Series/Report no.: (Embrapa Cerrados. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 297).
Language: pt_BR
Keywords: Recursos hídricos
Estudo qualitativo
Análise de conteúdo
Qualitative study
Rural extension
Content analysis.
Description: Avaliou-se o uso sustentável da água na agricultura tendo como base um modelo pré-estabelecido e as crenças, atitudes e valores de extensionistas rurais. Com base na fala dos entrevistados e na literatura consultada, considerou-se como sistema sustentável a interação dos seguintes fatores: recuperação e conservação de nascentes, conservação e recuperação de matas de galeria/ciliares; uso de água na agricultura; manejo e conservação do solo e gestão de resíduos. O delineamento do estudo foi correlacional com amostragem não probabilística. O tamanho da amostra foi definido pela saturação das crenças. Utilizou-se questionário com perguntas semiestruturadas aplicado na forma de entrevistas a 21 técnicos da Emater/DF. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo, modelo Bardin (2004). Verificou-se que o discurso dos extensionistas focou mais a temática do uso da água na agricultura, especialmente no quediz respeito à irrigação. Pode-se inferir que a influência técnica dos extensionistas sobre os agricultores se dá mais no âmbito do uso racional da água (quantidade e distribuição da água) que em seu uso sustentável na agricultura (sistema de produção com equilíbrio ecológico).
Thesagro: Água
Extensão Rural.
NAL Thesaurus: water
water resources.
Data Documento: 2011-06-13
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bolpd297.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace