Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/881460
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2010
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: OLIVEIRA NETO, M. B. de
PARAHYBA, R. da B. V.
SANTOS, J. C. P. dos
SILVA, M. S. L. da
CUNHA, T. J. F.
LUCENA, A. M. A. de
Additional Information: MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; JOSE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS, CNPS; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; ANDRÉA MARIA ALVES DE LUCENA, UFRPE.
Title: Caracterização dos solos da Reserva Biológica de Serra Negra, PE.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2010.
Pages: 58 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 162).
Language: pt_BR
Keywords: Serra Negra
Description: A reserva biológica de Serra Negra foi a primeira reserva federal criada no Brasil, porém, desde então, não possui um estudo que dê suporte à elaboração do seu plano de manejo. O presente trabalho é parte de um projeto maior que contempla estudos básicos do meio físico biótico, abiótico e antropológico da área da Reserva para subsidiar a elaboração do seu plano de manejo. Como parte deste projeto a Embrapa Solos participou do estudo do meio físico abiótico, com o objetivo de identificar e caracterizar as principais classes de solos que ocorrem na área, além de identificar algumas fragilidades ambientais na área da Reserva. Para isso, foram feitos trajetos de forma a percorrer a encosta da serra do sopé até o topo, onde os solos foram previamente identificados e posteriormente coletados para caracterização morfológica, física e química. Foi observado ao longo da encosta uma diversificação de solos e ambientes imposta pelo gradiente de altitude e pelos estratos geológicos que lá ocorrem. Os principais solos identificados e caracterizados nos geoambientes que constituem na Serra Negra foram: Neossolos Litólicos, Cambissolos Háplicos, Latossolos Amarelos, Vertissolos Háplicos e Argissolos Vermelho-Amarelos. O traçado inadequado de estradas e caminhos, a ocorrência de solos rasos e rochosos que podem ocasionar deslocamentos de massa e a presença de bovinos na área são alguns fatores que podem dar início ao processo de degradação ambiental na Rebio de Serra Negra.
Thesagro: Reserva Biológica
Year: 2011-03-18
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bpd1622010serranegra.pdf11,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace