Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/880996
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2010
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: PRADO, R. B.
BARCELLOS, T. B. C.
REGO, L. F. G.
DONAGEMMA, G. K.
TURETTA, A. P. D.
Additional Information: RACHEL BARDY PRADO, CNPS; Thays B C Barcellos; Luiz Felipe G Rego; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; ANA PAULA DIAS TURETTA, CNPS.
Title: Mapeamento e caracterização do padrão de uso e cobertura da terra na microbacia do Córrego Pito Aceso, Bom Jardim - RJ, utilizando imagens orbitais de alta resolução.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2010.
Pages: 36 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 150).
Language: pt_BR
Keywords: Pito Aceso
Mapeamento
Planejamento ambiental
Manejo agrícola
Description: O presente estudo teve como propósito obter o mapa de uso e cobertura da terra da microbacia do córrego Pito Aceso-RJ, bem como fazer uma caracterização dos seus principais padrões de uso, cobertura e manejo. Esta microbacia localiza-se na região serrana fluminense no bioma Mata Atlântica. O software utilizado na classificação e pós-classificação das imagens foi o Definiens Developer 7.0. Foram obtidas 11 classes de uso e cobertura da terra, sendo que as matas em estágio avançado e inicial são as classes predominantes em termos de área. Por outro lado, a agricultura (culturas anuais e perenes) é a principal atividade econômica da microbacia e ocupa, em muitos casos APPs, na maioria das vezes, devido ao fato de grande parte desta microbacia possuir elevadas declividades. A partir de trabalho de campo foi possível identificar que existem algumas práticas conservacionistas na região, como o sistema em pousio, importante para a conservação do solo e ciclagem de nutrientes, mas outras práticas conservacionistas também importantes poderiam ser introduzidas na região como o plantio direto, a adubação verde e a redução do uso de pesticidas, além da implantação de sistemas alternativos e sustentáveis como os Sistemas Agroflorestais (SAF) e a agricultura orgânica.
Data Documento: 2011-03-16
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BolPD150.pdf5,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace