Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/879080
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLIMA, W. A. A. de
dc.contributor.authorGONZALEZ, W. A.
dc.contributor.authorBORGES, L. E. P.
dc.contributor.authorTEIXEIRA, P. C.
dc.contributor.authorLOPES, R.
dc.contributor.authorCUNHA, R. N. V. da
dc.contributor.authorROCHA, R. N. C. da
dc.date.accessioned2021-11-19T01:04:18Z-
dc.date.available2021-11-19T01:04:18Z-
dc.date.created2011-02-25
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: RAMALHO FILHO, A.; MOTTA, P. M. F. DA; FREITAS, P. L. DE; TEIXEIRA, W. G. (Ed.). Zoneamento agroecológico, produção e manejo para a cultura da palma de óleo na Amazônia. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2010. p. 205-215.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/879080-
dc.descriptionA cultura da palma de óleo (Elaeis guineensis jacq.) tem grande potencial para contribuir na efetivação de biocombustível na Amazônia, fator já reconhecido pelo governo federal ao definir a palma de óleo como a espécie com potencial para ser usada no âmbito do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel(PNPB). Em maio de 2010, o governo brasileiro lançou o Programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo no Brasil, colocando a palmácea como produto estratégico para o País: a indústria, os agricultores e o governo federal vêem na cultura da palma de óleo uma atividade econômica comum a série de vantagens e oportunidades. Cabe ressaltar que a palma de óleo merece destaque na agricultura bioenergética por apresentar a maior produtividade entre as oleaginosas (4 a 6 toneladas de óleo/ha/ano). É uma cultura perene que, quando plenamente estabelecida, protege o solo contra erosão, apresenta relativamente baixo custo de produção do óleo, produz durante todo o ano e tem possibilidade de exploração por longo prazo. Possui, ainda, grande capacidade de fixação de carbono; alta eficiência na conversão energética, com balanço energético altamente positivo; e gera, também, subprodutos com uso energético (cascas,fibras e efluentes de usina de processamento de cacho.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleCultura da palma de óleo no contexto da agroenergia: biomassa e biocombustível.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroDendê
riaa.ainfo.id879080
riaa.ainfo.lastupdate2021-11-18
dc.contributor.institutionWANDERLEI ANTONIO ALVES DE LIMA, CPAA; PAULO CESAR TEIXEIRA, CPAA; RICARDO LOPES, CPAA; RAIMUNDO NONATO VIEIRA DA CUNHA, CPAA; RAIMUNDO NONATO CARVALHO DA ROCHA, CPAA.
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CPAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Id-23290-pg-205-215.pdf7.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace