Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/871871
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2010
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: MACHADO, R.
BERGAMASCHI, M. A. C. M.
SILVA, J. C. B. da
BENELLI, M.
Additional Information: RUI MACHADO, CPPSE; MARCO AURELIO C MEIRA BERGAMASCHI, CPPSE; JÚLIO C.B. DA SILVA, EMBRYOLIFE/OURO FINO; MARIO BENELLI, USP/PIRASSUNUNGA.
Title: Estratégias para reduzir a mortalidade embrionária em bovinos: II. Protocolo para reduzir a mortalidade embrionária em vacas de leite e em receptoras de embrião.
Publisher: São Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2010. , 2010. São Carlos, SP: Embrapa Instrumentação Agrícola, 2010.
Pages: 23p.
Series/Report no.: (Embrapa Pecuária Sudeste. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 27).
Language: pt_BR
Keywords: Mortalidade embrionária
GnRH
HCG.
Description: A mortalidade embrionária precoce é a maior causa de perdas reprodutivas em bovinos e ela relaciona-se, principalmente com os distúrbios do reconhecimento materno da prenhez originados em disfunções do corpo lúteo ovariano. Recentemente, foi desenvolvido na Embrapa Pecuária Sudeste, um protocolo hormonal que melhora a função luteínica e permite aumentar a oportunidade para um reconhecimento materno da prenhez bem sucedido. O protocolo baseia-se na administração de hormônios reprodutivos (GnRH e hCG) em ocasiões estratégicas após a ovulação. Foram realizados dois experimentos, um com vacas leiteiras e outro com receptoras de embrião, para testar e validar o uso desse protocolo. Após a aplicação do tratamento houve aumento nas taxas de prenhez. Os resultados detalhados do uso dessa prática estão descritos no presente Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. O protocolo testado traduz-se numa prática pecuária de controle das funções ovariana e uterina que otimiza a eficiência reprodutiva de vacas leiteiras e de receptoras de embrião.
Thesagro: Bovino
Embrião
Gado Leiteiro
Prenhez.
Data Documento: 2011-01-07
ISSN: 1981-2078
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Boletim27.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace