Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/8690
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2002
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: BERGAMASCO, A. F.
SILVA, F. C. da
RODRIGUES, L. H. A.
TRIVELIN, P. C. O.
Additional Information: ALESSANDRA FABÍOLA BERGAMASCO, FEAGRI/UNICAMP, CNPTIA; FABIO CESAR DA SILVA, CNPTIA; LUIZ HENRIQUE ANTUNES RODRIGUES, FEAGRI/UNICAMP; PAULO CESAR OCHEUZE TRIVELIN, CENA/USP.
Title: Modelo de balanço de nitrogênio para a cana-de-açúcar fase II - construção de modelo software STELLA.
Publisher: Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2002.
Pages: 40 p.
Series/Report no.: (Embrapa Informática Agropecuária. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 8).
Language: pt_BR
Notes: Acesso em: 04 fev. 2004.
Keywords: Cana-de-açucar
Adubação nitrogenda
Software ESTELLA
Modelagem matemática
Modeling
Sugar cane.
Description: A cultura da cana-de-açúcar vem sofrendo mudanças, de âmbitos tecnológicos e sociais, profundas nesta década, procurando se adaptar às demandas de produção com alta produtividade, competitividade e respeito ao meio ambiente. Apesar de o Brasil ser o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, ainda pratica a queima da palha do canavial para facilitar a colheita, o que gera prejuízos econômicos, sociais e ambientais. Sem essa queima (Decreto n.° 42056 do Estado de SP), a cobertura do solo pela palhada irá provocar significativas mudanças no manejo da cultura e na dinâmica do nitrogênio. Dada a complexibilidade do ciclo de nitrogênio no solo, seus vários caminhos de transformação, e as variações climáticas, é difícil a determinação do melhor manejo do nitrogênio em sistemas de cultivo, pois não há análise de solo para apoiar o agricultor no seu manejo. Modelos de Simulação que descrevem as transformações do nitrogênio do solo podem prever valores e direcionar o melhor manejo do nitrogênio, tanto do ponto de vista da produtividade da cana como da qualidade ambiental. Assim, o modelo preliminar proposto na Fase I deste estudo em Relatório Técnico 22, da Embrapa informática Agropecuária, foi, nesta Fase II do projeto, ajustado com valores para solos tropicais e reconstruído no software de Simulação STELLA, agregando-se todo o conhecimento disponível em expressões matemáticas sobre esse assunto. Procedendo-se a simulação numérica em situações usuais, geraram-se como resultados, cenários que permitiram discussões técnicas sobre o melhoria do manejo do fertilizante nitrogenado. Concluiu-se que, apesar da complexa dinâmica do nitrogênio no sistema solo-planta e das dificuldades inerentes à medida de formas disponíveis de N, o modelo ajustado apresentou-se como uma alternativa para pesquisadores, técnicos e produtores no entendimento dos processos que envolvem o nitrogênio no sistema, auxiliando na busca por soluções para o melhor manejo de fertilizantes nitrogenados à cultura da cana-de-açúcar para manutenção de produtividades adequadas.
Thesagro: Modelo Matemático.
Data Documento: 2004-02-04
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bolpesq8.pdf739,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace