Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/859599
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Authors: SANTOS, R. S. S. dos
LEOLATO, L. S.
SOUZA, R. B. de
Additional Information: REGIS SIVORI SILVA DOS SANTOS, CNPUV; LUCIANE SANTINI LEOLATO, CNPUV (bolsista); RICARDO BOLDO DE SOUZA, CNPUV (bolsista).
Title: Alternativa para diagnóstico de ocorrência de Grapholita molesta em áreas de disruptura sexual.
Publisher: Agapomi, Vacaria, n. 195, p. 9, ago. 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Disruptura sexual
Ocorrência
Description: Estudos de bioecologia de insetos permitiram aprofundamento no conhecimento de fatores que governam relações ecológicas em agroecossistemas. Nesta linha, se destaca a evolução do conhecimento sobre comunicação química de insetos. Dentre as substâncias responsáveis pela comunicação intraespécifica merece destaque os feromônios. Feromônios são substâncias químicas secretadas por um indivíduo com função de comunicação dentro da espécie. A disruptura sexual é uma técnica de controle que visa proteger o agroecossistema por introdução de elevada quantidade de feromônio, com função de dificultar o encontro sexual. Esta tecnologia atua nas populações por meio de cinco mecanismos: diminuição da resposta em função da habituação e adaptação; camuflagem; atração competitiva; desequilíbrio da informação e, por fim, atraticida (quando inseticidas são adicionados às formulações). É sabido que ao utilizar a técnica de disruptura sexual, armadilhas de monitoramento deixam de ser referência para verificar a presença da praga no pomar. Assim, outras formas de avaliação devem ser utilizadas como, por exemplo, presença de danos e/ou do inseto. Para G. molesta, uma alternativa é a utilização de sítios artificiais de pupação. Este inseto, ao término do desenvolvimento larval, abandona o recurso alimentar (frutos e brotações) e busca um local adequado para alojar-se e atravessar o período de pupa. Assim, a utilização de anéis corrugados podem ser uma alternativa para detectar a presença de G. molesta em pomar de macieira sob disruptura sexual.
Thesagro: Fruticultura
Maçã
Praga de planta
Diagnostico
Grapholita Molesta
Data Documento: 2010-08-09
Appears in Collections:Artigo de divulgação na mídia (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
124752010p.9.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace