Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/856408
Title: Decomposição de resíduos de aveia e trigo em função do tempo e do manejo do solo.
Authors: GONCALVES, S. L.
SARAIVA, O. F.
FRANCHINI, J. C.
TORRES, E.
Affiliation: SERGIO LUIZ GONCALVES, CNPSo; ODILON FERREIRA SARAIVA, CNPSo; JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSo; ELENO TORRES, CNPSo.
Date Issued: 2010
Citation: Londrina: Embrapa Soja, 2010.
Pages: 18 p.
Description: O uso excessivo de máquinas e implementos agrícolas causou sérios problemas de compactação, erosão, redução dos níveis de matéria orgânica e fertilidade dos solos. Neste cenário, estudos sobre a evolução da decomposição de resíduos de culturas são importantes para a compreensão de processos como o da formação da matéria orgânica, crucial para a manutenção da fertilidade e sustentabilidade dos solos. Foram conduzidos estudos da dinâmica da decomposição de resíduos de aveia e trigo, em semeadura direta e convencional, utilizando-se dados de 13 anos de um ensaio conduzido no campo experimental da Embrapa Soja, em Londrina, PR. Foram obtidas equações exponenciais, que mostraram a melhor representação do processo de decomposição ao longo do tempo. A velocidade de decomposição foi elevada nas primeiras semanas, para ambas as culturas, sendo observados níveis de decomposição mais elevados em semeadura convencional quando em comparação com o plantio direto, tanto para a aveia quanto para o trigo.
Thesagro: Fertilidade do Solo
Palha
Plantio Direto
Pratica Cultural.
Keywords: Modelos matamáticos
Plantio convencional.
Series/Report no.: (Embrapa Soja. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 4).
Language: pt_BR
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Boletim4.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace