Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/856276
Título: Contribuição ao Sistema Brasileiro de Classificação de Solos com a inclusão da nomenclatura físico-hídrica nos 5º e 6º níveis categóricos.
Autoria: MACEDO, J. R. de
OTTONI FILHO, T. B.
OTTONI, M. V.
BRITO, F. S.
PALMIERI, F.
ANJOS, L. H. C. dos
Afiliação: JOSE RONALDO DE MACEDO, CNPS
TEOPHILO BENEDICTO OTTONI FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
MARTA VASCONCELOS OTTONI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
FLAVIO SODRE BRITO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
FRANCESCO PALMIERI, CNPS
LUCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO.
Ano de publicação: 2004
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004.
Páginas: 34 p.
Conteúdo: O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) é um sistema taxonômico, hierárquico, multicategórico e aberto, permitindo a inclusão de novas classes e tem com meta tornar possível a classificação de todos os solos existentes no território nacional (EMBRAPA, 1999). Dentro deste contexto de um sistema taxonômico dinâmico, propõe-se a inclusão da caracterização e classificação físico-hídrica dos solos desenvolvida por Ottoni Filho (2003) no quinto (família) e sexto níveis (série) categóricos. A classificação é fundamentada na descrição das capacidades de aeração e de hidratação dos solos. A disponibilidade hídrica é medida por meio da diferença entre os valores de capacidade de campo e ponto de murcha permanente, enquanto que a capacidade de aeração é obtida através da conjugação dos valores de ar disponível (porosidade total menos capacidade de campo) e de velocidade de infiltração básica. A combinação desses dados permite obter uma classificação físico-hídrica dos solos. A proposta de inclusão da nomenclatura físico-hídrica no SiBCS está fundamentada nos trabalhos de levantamento físico-hídrico dos solos nos municípios de Paty do Alferes/RJ (sub-bacia Córrego da Cachoeira) e de São José do Ubá/RJ (sub-bacias de Santa Maria e Cambiocó), onde foram identificados solos formados sob a influência de diferentes fatores, sendo os principais o material de origem e o clima. Dentre as classes de solos identificadas, destacam-se os Latossolos, Argissolos, Luvissolos, Planossolos, Cambissolos, Gleissolos e Neossolos Litólicos. Além da descrição dos perfis mais representativos nas sub-bacias estudadas é apresentada a caracterização e nomenclatura físico-hídricas dos solos. O Sistema de Classificação Físico-Hídrica (SCFH) mostrou ser uma ferramenta eficiente em identificar e quantificar os atributos físico-hídricos em todos os tipos de solos dentro das microbacias estudadas no Estado do Rio de Janeiro. A aplicação deste sistema mostrou diferenças e semelhanças entre os solos das microbacias em termos de seu potencial de aeração e disponibilidade hídrica para as raízes das plantas. Além disso, o SCFH confirmou a possibilidade de poder contribuir significativamente para o SiBCS nos níveis categóricos de família, pois forneceu informações de caráter pragmático para fins de utilização agrícola e não agrícola dos solos, e de série, pois apresenta características diretamente relacionadas com o crescimento das plantas, que afetam o desenvolvimento do sistema radicular nas relações solo-água-planta, bem como propriedades relevantes nas interpretações para fins de engenharia e geotécnica.
Thesagro: Aeração do Solo
Classificação do Solo
Palavras-chave: Propriedades físico-hídricas
Disponibilidade hídrica do solo
Série: (Embrapa Solos. Documentos, 69).
ISSN: 1517-2627
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
doc692004contribuicaosbcs.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace