Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/855911
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2005
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: FIDALGO, E. C. C.
COELHO, M. R.
ARAUJO, F. de O.
MOREIRA, F. M. de S.
SANTOS, H. G. dos
MENDONÇA-SANTOS, M. de L.
HUISING, J.
Additional Information: ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS; MAURICIO RIZZATO COELHO, CNPS; FABIANO DE OLIVEIRA ARAUJO, CNPS; FATIMA MARIA DE SOUZA MOREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; HUMBERTO GONCALVES DOS SANTOS, CNPS; MARIA DE LOURDES M SANTOS BREFIN, CNPS; JEROEN HUISING, CIAT.
Title: Levantamento do uso e cobertura da terra de seis áreas amostrais relacionadas ao Projeto BiosBrasil (Conservation and Sustainable Management of Below-Ground Biodiversity: phase I), Município de Benjamin Constant (AM).
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2005.
Pages: 54 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 71).
Language: pt_BR
Description: O presente trabalho tem como objetivo identificar o uso e a cobertura da terra e sua distribuição espacial, utilizando técnicas de sensoriamento remoto, em seis áreas selecionadas para o estudo da biodiversidade do solo, reunir informações sobre a história do uso nas áreas amostradas e identificar a intensidade do uso da terra. Ele integra o projeto de pesquisa "Conservation and Sustainable Management of Below-Ground Biodiversity: Phase I" desenvolvido em sete países, financiado pelo Global Environment Facility (GEF) e implementado pelo United Nations Environment Programme (UNEP). A área de estudo no Brasil está localizada na Amazônia Ocidental, no município de Benjamin Constant, estado do Amazonas, e inclui seis áreas amostrais. As classes predominantes de uso e cobertura da terra são: floresta, floresta secundária, agrofloresta, agricultura e pastagem. Há três sistemas, os quais se baseiam predominantemente em a) produtos florestais, b) culturas anuais e c) produtos animais. As práticas culturais empregadas são muito similares em cada um dos três sistemas identificados, indicando não haver diferenças acentuadas em termos de intensidade de uso em cada sistema. Em todos eles não são utilizados corretivos, fertilizantes ou produtos para controle de pragas e doenças, bem como irrigação. Os pontos amostrais classificados como agricultura diferem em relação às espécies cultivadas e histórico de uso, incluindo os períodos de pousio. Nos pontos amostrais sob sistema em que predominam culturas anuais, são mais freqüentes os pousios curtos a longos, com valores de R calculados entre 16,67 e 50,00. Somente um ponto amostral encontra-se sob sistema de cultura permanente, correspondendo a 5,6% de todos os pontos sob agricultura. Os pontos de agrofloresta apresentam diversidade no número de indivíduos e de espécies úteis.
Thesagro: Sensoriamento Remoto
Uso da Terra.
Biodiversidade
NAL Thesaurus: Land use.
Biodiversity
Remote sensing
Data Documento: 2010-06-22
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bpd712005usocobertseisareasamostrais.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace