Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/811103
Title: Aplicabilidade do método de amostragem de distâncias em levantamentos de médios e grandes vertebrados no Pantanal.
Authors: DESBIEZ, A.
TOMAS, W. M.
Affiliation: ARNAUD DESBIEZ, Embrapa Pantanal (Corumbá, MS); WALFRIDO MORAES TOMAS, CPAP.
Date Issued: 2003
Citation: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2003.
Pages: 16 p.
Description: Levantamentos de populações de animais de médio e grande portes são raros e na maioria da vezes pecam por utilizar métodos pouco confiáveis. Os mais consistentes levantamentos de populações de espécies da fauna do Pantanal têm sido conduzidos através de levantamento aéreo, e se aplica a espécies de habitats abertos em áreas extensas. Em escala local, poucos estudos geraram informações consistentes. Neste trabalho, onze trilhas diferentes totalizando cerca de 45 km foram abertas na fazenda Nhumirim e vizinhanças, numa área de cerca de 200 km2. Utilizou-se o método de amostragem de distâncias para estimar a densidade de 22 espécies de vertebrados, percorrendo-se um total de 1.700 km. Os resultados foram promissores para 5 espécies em especial. Fatores que afetam estimativas, ligados às características de habitats e das espécies estudadas são discutidos.
Thesagro: Amostragem
Levantamento
População.
NAL Thesaurus: Pantanal.
Keywords: Vertebrado
Estimativa de abundância
Vertebrate
Population survey
Distance sampling technique.
Series/Report no.: (Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 53).
Language: pt_BR
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BP53.pdf174,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace