Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/806136
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 2005
Tipo do Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Autoria: CAMPOS, Z. M. da S.
MOURAO, G. de M.
COUTINHO, M. E.
Informaçães Adicionais: ZILCA MARIA DA SILVA CAMPOS, CPAP; GUILHERME DE MIRANDA MOURAO, CPAP; MARCOS EDUARDO COUTINHO, CPAP.
Título: Avaliação de três modelos de manejo para o jacaré-do-Pantanal.
Fonte/Imprenta: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2005.
Páginas: 4 p.
Série: (Embrapa Pantanal. Comunicado Técnico, 46).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Jacaré-do-Pantanal
Caiman crocodilus yacare.
Conteúdo: Neste comunicado técnico apresenta-se uma breve análise e considerações sobre três modalidades de manejo propostas para o jacaré na região do Pantanal. Desde 1984, a Embrapa Pantanal encontra-se engajada em estudos ecológicos visando o manejo sustentado do jacaré-do-Pantanal, Caiman crocodilus yacare. Em 1986, o programa foi reestruturado para atender a demanda local por novas alternativas econômicas. Desde então, vários estudos populacionais como densidade, reprodução, mortalidade, movimentação, crescimento, nutrição e sanidade têm sido conduzidos na região central do Pantanal. A caça clandestina também foi alvo de observações em campo, na década de 80, com o objetivo de entender o efeito sobre as populações de jacaré da região. Há 10 anos a Embrapa á pioneira nos estudos experimentais de extração de jacarés em vida livre, contando com o aval de instituições nacionais e internacionais. Implementando ainda o monitoramento aéreo de populações de jacarés que vem sendo feito em longo prazo para toda a região do Pantanal. Sabe-se que qualquer informação sobre a biologia do jacaré pode se revelar potencialmente útil para a formulação de um modelo de uso sustentado. Não obstante, a realidade do país é de escassez de recursos financeiros, levando à necessidade de concentrar esforços e orientar programas de pesquisas para pontos considerados essenciais e prioritários em questões práticas como a utilização e a conservação dos recursos faunísticos.
NAL Thesaurus: Pantanal.
Ano de Publicação: 2006-04-13
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COT46.pdf71,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace