Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/779161
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Hortaliças - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2005
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: QUEZADO-DUVAL, A. M.
LOPES, C. A.
JUNQUEIRA, N. T. V.
Additional Information: Embrapa Hortaliças, Brasília, DF.
Title: Avaliação de produtos alternativos para o controle da mancha-bacteriana em tomateiro para processamento industrial.
Publisher: Brasília, DF: Embrapa Hortaliças, 2005.
Pages: 5 p.
Series/Report no.: (Embrapa Hortaliças. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 14).
Language: pt_BR
Keywords: Tomate industrial
Controle alternativo
Xanthonomas campestris vesicatoria.
Description: O pôrometro de pós-colheita é um instrumento para medir transpiração, resistência difusiva e déficit de pressão de vapor por manometria a volume constante e por volumetria a pressão constante. É constituído de uma câmara de transpiração com fechamento hermético contendo um suporte de amostras sobre um ventilador e externamente um manômetro de coluna de água com pipeta graduada móvel. Sob temperatura constante, o déficit de pressão de vapor (.P), e o volume de vapor de água (.V) foram proporcionais aos volumes de água vaporizados. Com o uso de um excesso de água este aumento da pressão de vapor iguala-se, em módulo, ao déficit de pressão de vapor do ar na câmara de transpiração. Para amostras do ar atmosférico no laboratório, o déficit de pressão de vapor foi calculado a partir das temperaturas de bulbo seco e úmido em um psicrômetro ventilado e por manometria. A correlação entre estes dois métodos foi de 0,976. A acurácia das medidas de transpiração é tal que o produto do volume morto da câmara (V) pela declividade (.P/ .V) determinada pelo vapor de água liberado no processo iguala-se à pressão barométrica, com erro inferior a 1%. Um exemplo experimental do uso do porômetro de pós-colheita em cenoura é apresentado juntamente e os detalhes para obter a resistência difusiva e espessura da camada laminar. O porômetro de pós-colheita é um porômetro de difusão simples, robusto, que poderá ser usado em estudos de efeito de cêras, na seleção de cultivares e em variados outros estudos de fisiologia de pós-colheita.
Thesagro: Doença
Mancha Bacteriana
Lycopersicon Esculentum
Resistência.
Data Documento: 2006-06-23
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPH)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bpd14.pdf708,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace