Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/710896
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2009
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SANTOS, M. R. A. dos
LIMA, M. R. de
Additional Information: Maurício Reginaldo Alves dos Santos, Embrapa Rondônia; Maria Railda de Lima, Faculdade São Lucas.
Title: Levantamento dos recursos vegetais utilizados como fitoterápicos no Município de cujubim, Rondônia, Brasil.
Publisher: Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2009.
Pages: 22 p.
Series/Report no.: (Embrapa Rondônia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 62).
Language: pt_BR
Keywords: Plantas medicinal.
Description: Grande parte da população brasileira não tem acesso aos medicamentos sintéticos. Em Rondônia, esta situação é ainda mais grave, devido ao isolamento geográfico e social em que se encontra a maioria dos 52 municípios do Estado. Neste contexto, a fitoterapia apresenta-se como alternativa para promover a melhoria da qualidade de vida das populações, valendo-se do conhecimento popular e da vegetação local para o tratamento das afecções. O objetivo deste trabalho foi promover o resgate do conhecimento sobre plantas utilizadas na medicina popular no Município de Cujubim-RO, a partir de um levantamento etnobotânico. Foram realizadas entrevistas acerca do modo de uso, dose preconizada, parte do vegetal utilizada, seu modo de preparo e indicação terapêutica, além de coleta e identificação taxonômica das plantas. Foram obtidas 540 citações de utilização das plantas, sendo identificados mais de 50 tipos de doenças. As mais citadas foram as relacionadas com o aparelho respiratório, infecções em geral, doenças do aparelho digestivo, infecções intestinais, ferimentos, verminoses e complicações neurológicas. As plantas mais utilizadas foram: Mentha pulegium, Plectranthus barbatus, Mentha sp., Arrabidaea chica, Chenopodium ambrosioides, Anacardium occidentale, Gossipium hirsitum, Plectranthus amboinicus, Aloe vera, Psidium guajava, Citrus sinensis e Lippia alba. Foram constatadas nove maneiras diferentes de utilização: decocto, infuso, macerado, melado, sumo, batido e látex; sendo as partes vegetais mais utilizadas: folha, caule, casca, raiz, fruto, semente e flor.
Thesagro: Biodiversidade
Etnobôtanica.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Documento: 2010-03-24
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
62recursosvegetaisfitoterapia.pdf286,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace