Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/709826
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2008
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: MORAIS, O. P. de
BRESEGHELLO, F.
CASTRO, E. da M. de
SOARES, A. A.
PEREIRA, J. A.
UTUMI, M. M.
PRABHU, A. S.
BASSINELLO, P. Z.
Additional Information: Orlando Peixoto de Morais, Embrapa Arroz e Feijão; Flávio Breseghello, Embrapa Arroz e Feijão; Emílio da Maia de Castro, Embrapa Arroz e Feijão; Antônio Alves Soares, Universidade Federal de Lavras; José Almeida Pereira, Embrapa Meio Norte; Marley Marico Utumi, Embrapa Rondônia; Anne Sitarama Prabhu, Embrapa Arroz e Feijão; Priscila Zackzuk Bassinello, Embrapa Arroz e Feijão.
Title: Progressos em dois ciclos de seleção recorrente na população CG3 de arroz de terras altas.
Publisher: Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2008.
Pages: 28 p.
Series/Report no.: (Embrapa Arroz e Feijão. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 31).
Language: pt_BR
Keywords: Arroz de terras altas.
Description: Os ganhos observados nos dois primeiros ciclos de seleção recorrente na população de arroz de terras altas CG3 foram estimados utilizando dados dos ensaios de avaliação de famílias S0:2 conduzidos em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Piauí, durante os anos agrícolas 1999/2000, 2002/2003 e 2005/2006. Os experimentos foram conduzidos em blocos aumentados de Federer, usando como tratamentos comuns aos blocos quatro cultivarestestemunhas. Entre ensaios de ciclos consecutivos havia pelo menos três testemunhas comuns, repetidas várias vezes, o que permitiu a correção das médias das famílias dos diferentes ciclos de seleção, quanto aos efeitos de anos e de locais dentro de ano, e a estimação dos ganhos genéticos nos dois primeiros ciclos de seleção. As estimativas de ganho nos dois ciclos foram similares, com média ponderada de 309,6 kg/ha por ciclo de seleção. Considerando que o ciclo de seleção teve duração de três anos, o ganho ,[edop amiaç foi de 3,6%, em relação à média das famílias avaliadas no primeiro ano, aproximadamente o triplo do que tem sido observado no melhoramento do arroz de terras altas pelo método genealógico. Em relação à resistência à brusone (Pyricularia grisea) na panícula (BP), também se observaram resultados positivos. Em média, o ganho observado entre o primeiro e o terceiro ciclo de seleção representou 3,4% ao ano em relação ao nível de incidência de BP observada nas famílias S0:2 do primeiro ciclo. Além da eficiência demonstrada no melhoramento para maior produtividade de grãos e para maior resistência à brusone, aumentando a freqüência de indivíduos de melhor desempenho quanto a estas características, as atividades de seleção recorrente na população CG3 permitiram a identificação de genitores alternativos, fontes de alelos novos para o melhoramento da população-elite do programa de melhoramento de arroz de terras altas da Embrapa.
Thesagro: Melhoramento Vegetal
Oryza Sativa
Seleção Recorrente.
Data Documento: 2009-03-31
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bolpesq31.pdf514,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace