Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/709714
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2008
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SOARES, J. P. G.
AROEIRA, L. J. M.
MARTINS, C. E.
OLIVEIRA, A. D. de
SALMAN, A. K. D.
TOWNSEND, C. R.
Additional Information: João Paulo Guimarães Soares, Embrapa Agrobiologia; Luiz Januário Magalhães Aroeira, Embrapa Gado de Leite; Carlos Eugênio Martins, Embrapa Gado de Leite; Alexsandra Duarte de Oliveira, UFRRJ; Ana Karina Dias Salman, Embrapa Rondônia; Claudio Ramalho Townsend, Embrapa Rondônia.
Title: Consumo e produção de leite de vacas mestiças Lactantes em pastejo de Capim-Elefante (Pennisetum purpureum Schum.) sob duas doses de Nitrogênio.
Publisher: Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2008.
Pages: 21 p.
Series/Report no.: (Embrapa Rondônia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 58).
Language: pt_BR
Notes: Parceria Embrapa Agrobiologia.
Keywords: Capim-elefante
Consumo voluntário
Adubação nitrogenada
taxa de passagem
Description: Foram estimados a produção de leite, o consumo voluntário de matéria seca e a taxa de passagem da FDN no trato gastrintestinal em quatro épocas do ano (julho, outubro, janeiro e março), de vacas mestiças, sob pastejo de capim-elefante, submetido a doses de 300 e 700 kg de N/ha/ano. Utilizou-se o pastejo rotativo com três dias de ocupação e 30 de descanso, empregando-se 36 vacas lactantes mestiças H ´ Z, numa lotação de 6 vacas/ha, sendo a estimativa de consumo e a taxa de passagem determinadas em apenas 24 animais. Para a coleta de extrusas foram utilizadas duas vacas esôfago-fistuladas. O consumo foi estimado usando-se a relação produção fecal : indigestibilidade dos alimentos. A produção fecal foi estimada utilizando-se a FDN da extrusa marcada com dicromato de sódio fornecida em dose única. O consumo de MS total não foi afetado pelas doses de nitrogênio, nem por épocas, registrando-se valores médios diários de 10,9 e 10,5 kg de MS/vaca para as doses de 300 e 700 kg de N/ha/ano, respectivamente. Entretanto, o consumo de MS do capim-elefante foi afetado por doses de N e épocas, observando-se valores de 6,5 e 5,6 kg/vaca/dia para as doses acima. O capim-elefante teve uma participação média na matéria seca total ingerida, de 26,0% (julho/outubro) e 84,0% (janeiro/março). A produção diária de leite não foi afetada por doses de nitrogênio, observando-se produções médias de 11,6 e 12,3 kg de leite/vaca/dia, para as doses de 300 e 700 kg de N, respectivamente.
Data Documento: 2009-03-23
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bpd58capimelefante.pdf229,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace