Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/709710
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Date Issued: 2008
Type of Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Authors: ROCHA, R. B.
RAMALHO, A. R.
MARCOLAN, A. L.
HOLANDA FILHO, Z. F.
SPINELLI, V. M.
SILVA, F. C. G. da
Additional Information: Rodrigo Barros Rocha, Embrapa Rondônia; André Rostand Ramalho, Embrapa Rondônia; Alaerto Luiz Marcolan, Embrapa Rondônia; Zenildo Ferreira Holanda Filho, Embrapa Rondônia; Victor Mouzinho Spinelli, UNIR; Francisco Célio Gomes da Silva, UNIR.
Title: Avaliação da variabilidade do peso médio de sementes de pinhão manso (Jatropha curcas).
Publisher: Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2008.
Pages: 14 p.
Series/Report no.: (Embrapa Rondônia. Circular Técnica, 104).
Language: pt_BR
Keywords: Variabilidade genética
Pinh]ao manso
Sementes.
Description: Entre as espécies oleaginosas que estão sendo prospectadas, o pinhão manso (Jatropha curcas) têm se destacado como cultivo com as qualidades necessárias para a produção de biodiesel. Juntamente com o número de ramos, o número médio de frutos por cacho e o número médio de sementes por fruto; o peso médio das sementes é um dos principais componentes da produtividade deste cultivo. O objetivo deste trabalho foi de quantificar a variabilidade genética da característica peso de sementes em pinhão manso e o progresso genético com a prática da seleção massal em plantio homogêneo, visando avaliar a utilidade desta característica na seleção de plantas de maior potencial para a produção. O peso de semente mostrou variabilidade genética significativa pelo teste F a 1% de probabilidade e o agrupamento das médias indicou a formação de seis grupos de peso de grãos diferenciado. A nova média prevista com a propagação das plantas selecionadas considerando o critério de maximização do limite inferior do intervalo de confiança do ganho genético foi de 0,76 g; valor este 12% superior à média do experimento. Apesar das estimativas obtidas serem de efeito fixo, o maior efeito de planta dentro do plantio indica que o peso de sementes é uma característica de potencial para o desenvolvimento de novos materiais que associem a qualidade do fruto a uma maior produtividade.
Thesagro: Jatropha Curcas.
Data Documento: 2009-03-23
Appears in Collections:Circular Técnica (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ct104pinhaomanso.pdf219,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace