Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/667398
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Ocidental - Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 1997
Type of Material: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: TEIXEIRA, W. G.
FACCIN, O. P.
AZEVEDO, C. P. de
HUWE, B.
SCHROTH, G.
Additional Information: WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CPAA; CELSO PAULO DE AZEVEDO, CPAA.
Title: Calibração da técnica de Time Domain Reflectometry (TRD) para avaliação da umidade do solo, em um Latossolo Amarelo, textura muito argilosa, com diferentes valores de densidade aparente do solo - avaliação no campo.
Publisher: In: SHIFT PROJECT ENV 45. Water and nutrient fluxes as indicators for the stability of different land use systems on the terra firme near Manaus. Manaus: EMBRAPA-CPAA: University of Bayreuth, 1997.
Pages: p. 53-57.
Language: pt_BR
Notes: Annual Report 1996.
Keywords: Propriedade fisica
Fluxo
Brasil
Amazonas
Tropical rain forest
Moisture
Fluxes
Description: Avaliação de umidade volumetrica do solo pela técnica de time Domain Reflectometry (TDR) para Latossolo Amarelo (Xanthic ferralsol - FAO) textura muito argilosa, com diferentes valores de p. Foram determinados os coeficientes de determinacao ajustada (R2) e o erro padrao da media. Realizou-se um ajuste por regressao multipla para P e E, selecionando-se as variaveis que contribuiam significativamente para o modelo por procedimentos de selecao stepwise. Como a variacao dos valores de p esta diretamente relacionada ao uso do solo (especie presente e o manejo praticado), foram observadas importantes diferencas entre as P das areas cultivadas e as da floresta primaria. Os valores reduzidos de P proxima as plantas de pupunha (Bactris gasipaes H.B.K.) em relacao as outras especies cultivadas (cupuaçu, Theobroma grandiflorum Schum) e Kudzu (Pueraria phaseoloides), e devido a uma elaborada trama de elevada massa de suas raizes na superficie do solo, nao permitindo haver espacos porosos. É importante o conhecimento das diferentes propriedadesdo solo que podem interferir na avaliacao de TDR, atraves dos quais e' possivel evitar ou controlar essas interferencias atraves da calibracao do campo.
Thesagro: Água
Bactris Gasipaes
Cupuaçu
Floresta Tropical Úmida
Kudzu
Pueraria Phaseoloides
Pupunha
Solo
Theobroma Grandiflorum
Umidade
Uso da Terra
NAL Thesaurus: density
land use
physical properties
soil
water
Data Documento: 1997-07-18
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CPAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ID33845371.pdf11,64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace