Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/664470
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Documentos (INFOTECA-E)
Issue Date: 2009
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: SANTOS, H. G. dos
JACOMINE, P. K. T.
ANJOS, L. H. C. dos
LUMBRERAS, J. F.
OLIVEIRA, J. B. de
OLIVEIRA, V. A. de
COELHO, M. R.
ALMEIDA, J. A. de
CUNHA, T. J. F. da
Additional Information: HUMBERTO GONCALVES DOS SANTOS, CNPS; PAULO KLINGER TITO JACOMINE, UFRPE; LÚCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UERJ; JOSE FRANCISCO LUMBRERAS, CNPS; JOÃO BERTOLDO DE OLIVEIRA, IAC; VIRLEI ÁLVARO DE OLIVEIRA, IBGE; MAURICIO RIZZATO COELHO, CNPS; JAIME ANTONIO DE ALMEIDA, UDESC; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA.
Title: Proposta de atualização da segunda edição do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.
Publisher: Rio de janeiro: Embrapa Solos, 2009.
Pages: 66 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Documentos, 114).
Language: pt_BR
Keywords: Classe de solo
Solos tropical.
Description: O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), publicado originalmente em 1999, está em constante aperfeiçoamento. A mola propulsora para tal são as ideias e propostas emanadas das reuniões técnicas de classificação e correlação de solos, conhecidas como RCCs (Reunião de Classificação e Correlação de Solos), juntamente com as numerosas sugestões enviadas por usuários do SiBCS ao Comitê Executivo Nacional de Classificação de Solos, sob coordenação da Embrapa Solos. As sugestões são discutidas, avaliadas e consolidadas no âmbito do referido Comitê em reuniões presenciais e discussões via internet. O presente trabalho é resultado dessa trajetória de evolução do conhecimento dos solos brasileiros e da organização estrutural da comunidade pedológica brasileira a fim de consolidar tal conhecimento num sistema taxonômico mais abrangente, preciso e que atenda a multiusuários. No entanto, este documento não está liberado para uso em substituição à segunda edição do SiBCS, tendo em vista que trata-se de um documento de divulgação das propostas de alterações até então consolidadas no Sistema com vistas à sua 3a edição. Dentre estas, destacam-se: ajustes, correções e redefinições de conceitos básicos relativos às definições de caráter plânico, caráter rúbrico, cerosidade, horizontes A antrópico, B textural, B latossólico, B nítico, B espódico e B plânico. É sugerida a extinção dos horizontes A moderado e A fraco, ambos agrupados no proposto horizonte A ócrico, bem como a criação do caráter retrátil, referindo-se à retração acentuada da massa do solo após exposição e secamento de perfis de solos, condição típica de proposta de atualização da segunda edição do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos alguns Latossolos e Nitossolos do sul do país até então com reconhecidas dificuldades na sua identificação e classificação taxonômica. Alterações de redação, de eliminação ou incorporação de classes de solos são propostas no nível categórico de ordem (Nitossolos e Planossolos), de subordem (Cambissolos Húmicos, Latossolos Brunos, Nitossolos Brunos, Neossolos Flúvicos e Planossolos Nátricos), de grande grupo (inclusão de Alíticos nos Cambissolos Húmicos, inclusão de Sódicos nos Gleissolos Melânicos e Gleissolos Háplicos, exclusão de Acriférricos e Ácricos nos Latossolos Brunos, redefinição da seção de controle, no terceiro nível categórico, nos Gleissolos Melânicos, Gleissolos Háplicos, Neossolos Flúvicos e Planossolos Háplicos) e de subgrupo (inclusões de inúmeras classes de solos), bem como no nível categórico de família (criação dos subgrupamentos texturais e de atividade da fração argila).
Thesagro: Solo
Taxonomia.
NAL Thesaurus: Soil taxonomy
Tropical soils
Year: 2010-04-15
ISSN: 1517-2627
Appears in Collections:Série Documentos (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doc1142009atualizacaosibcs.pdf543,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace