Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/661855
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Livro técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 2009
Tipo do Material: Livro técnico (INFOTECA-E)
Autoria: ANDRADE, C. M. S. de
ASSIS, G. M. L. de
FAZOLIN, M.
GONCALVES, R. C.
SALES, M. F. L.
VALENTIM, J. F.
ESTRELA, J. L. V.
Informaçães Adicionais: CARLOS MAURICIO SOARES DE ANDRADE, CPAF-AC; GISELLE MARIANO LESSA DE ASSIS, CPAF-AC; MURILO FAZOLIN, CPAF-AC; RIVADALVE COELHO GONCALVES, CPAF-AC; JUDSON FERREIRA VALENTIM, CPAF-AC.
Título: Capim-tangola: gramínea forrageira recomendada para solos de baixa permeabilidade do Acre.
Fonte/Imprenta: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2009.
Páginas: 63 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Brachiaria arrecta.
Conteúdo: No início da década atual, pecuaristas do Acre relataram para os pesquisadores da Embrapa Acre que estavam tendo sucesso na recuperação de pastagens degradadas devido à síndrome da morte do capim-braquiarão com o plantio manual de mudas do capim-tangola. A busca por informações na literatura revelou que pouquíssimas pesquisas haviam sido realizadas com essa gramínea forrageira desde a sua descoberta no final da década de 1960 no Rio de Janeiro. Na região Amazônica, nenhuma pesquisa havia sido feita até então com o capim-tangola. Percebeu-se então que havia uma necessidade premente de validar o uso do capim-tangola nas condições ambientais do Acre e realizar pesquisas visando gerar as informações necessárias para embasar a sua recomendação como nova alternativa forrageira para diversificação de pastagens no estado. A partir de 2002, uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Embrapa Acre iniciou uma série de estudos sobre o capim-tangola no Acre, com foco especial nos riscos potenciais de ocorrência de pragas e doenças e na presença de fatores antinutricionais na forragem dessa gramínea. Neste livro, essa equipe de pesquisadores apresenta os principais resultados desses estudos, agregando também as informações existentes na literatura nacional sobre o capim-tangola e a experiência dos pecuaristas do Acre com o uso dessa gramínea. Inicialmente se discute a origem do capim-tangola e é feita uma descrição morfológica visando diferenciá-lo de outras gramíneas forrageiras, especialmente os seus progenitores: capim-tannergrass e capim-angola. Em seguida, são apresentadas e discutidas as principais características agronômicas do capim-tangola, tais como exigências de clima e solo, capacidade de produção de forragem, resistência a pragas e doenças, e as principais técnicas disponíveis para o estabelecimento de pastagens com a gramínea. Finalmente, descreve-se a qualidade da forragem do capim-tangola, o potencial da gramínea para produção animal, o manejo do pastejo e a capacidade de consorciação com leguminosas. Este livro, escrito com linguagem simples, destina-se principalmente aos produtores rurais do Acre que pretendem estabelecer pastagens de capim-tangola. Entretanto, dada a escassez de publicações sobre essa gramínea forrageira, também deverá atender à demanda de produtores rurais de outros estados, cientistas, técnicos e estudantes de agronomia e zootecnia interessados em maiores informações sobre o capim-tangola.
Thesagro: Gramínea
Pastagem
Planta Forrageira.
Ano de Publicação: 2010-03-19
Aparece nas coleções:Livro técnico (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
capimtangolaonline.final1.pdf8,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace