Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/661552
Título: Propriedades físicas da madeira de cinco procedências de pinus caribaea var. hondurensis implantadas no cerrado do Distrito Federal, DF.
Autor: MORAES NETO, S. P. de
TELES, R. F.
RODRIGUES, T. O.
VALE, A. T. do
SOUZA, M. R.
Afiliación: SEBASTIAO PIRES DE MORAES NETO, CPAC; RICARDO FAUSTINO TELES, FUNTEC/DF; THIAGO OLIVEIRA RODRIGUES, FUNTEC/DF; AILTON TEIXEIRA DO VALE, UnB; MARIO RABELO DE SOUZA, IBAMA.
Año: 2009
Referencia: Planaltina, DF : Embrapa Cerrados, 2009.
Descripción: Pinus caribaea var. hondurensis é uma espécie tropical que ocorre naturalmente nas terras baixas da América Central e no Leste do México. No Brasil, existem plantios comerciais dessa espécie para fi ns de serraria, resina e celulose, especialmente. Para seu uso em estruturas, existe a necessidade do conhecimento de suas propriedades físicas e mecânicas. As propriedades físicas variam, signifi cativamente, entre espécies, entre árvores de uma mesma espécie e, mesmo, entre diferentes partes de uma mesma árvore. Este trabalho tem como objetivo analisar as variações das propriedades físicas da madeira de cinco procedências de P. caribaea var. hondurensis. Para tanto, amostras foram retiradas para teste quando as árvores tinham 23 anos de idade. A procedência de El Porvenir apresentou maior massa específica básica e a de Los Limones, a menor. Essas duas procedências mostraram os menores coeficientes anisotrópicos.
Thesagro: Cerrado
Plantio
Madeira
NAL Thesaurus: Pinus caribaea var. hondurensis
Wood
Pinus
Citación: (Embrapa Cerrados. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 243).
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
bolpd243.pdf1.43 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace