Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/659102
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2009
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: ENCARNAÇÃO, R. de O.
COHEN, K. de O.
TOMÉ JÚNIOR, J. B.
PENHA, E. das M.
MAURO, R. de A.
ANGELIS, S. de
SIMEONE, M. L.
AMARAL, J. A. B. do
Additional Information: RICARDO DE OLIVEIRA ENCARNACAO, DRM; KELLY DE OLIVEIRA COHEN, CENARGEN; JUAREZ BARBOSA TOME JUNIOR, DPD; EDMAR DAS MERCES PENHA, CTAA; RODINEY DE ARRUDA MAURO, CNPGC; SANDRA DE ANGELIS, CPAF-AC; MARIA LUCIA SIMEONE; JOSE AMERICO BORDINI DO AMARAL, CNPAT.
Title: Estratégia corporativa para eliminação do passivo de resíduos químicos, biológicos e materiais contaminados das Unidades Descentralizadas da Embrapa.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2009.
Pages: 22 p.
Series/Report no.: (Embrapa Agroindústria de Alimentos. Documentos, 98).
Language: pt_BR
Keywords: Gestão ambiental
Eliminação de resíduos
Embrapa
Description: Um levantamento realizado em 2005 sobre as atividades dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e dos campos experimentais da Embrapa mostrou que os mesmos geram, rotineiramente, uma grande quantidade de resíduos que, muitas vezes, não são gerenciados de acordo com as boas práticas e que, em função das suas características, podem produzir efeitos deletérios agudos e crônicos ao meio ambiente. Diante desse cenário, a Embrapa iniciou a implantação institucional de uma cultura voltada para a melhoria da qualidade de vida e da conservação ambiental. Por meio deste trabalho, foi possível estabelecer uma estratégia para remoção e correta disposição final de toneladas de produtos químicos e de materiais contaminados de forma corporativa, considerando os aspectos logísticos, técnicos e econômicos. Como resultado, foi eliminado o passivo ambiental de diversas unidades da Embrapa e foi iniciado um árduo trabalho da equipe gestora do projeto, e de seus colaboradores na Embrapa, para a implantação de práticas de gerenciamento de resíduos de laboratórios e de campos experimentais, de forma a evitar que novos passivos venham a ser constituídos. É o que vem relatado no presente documento.
Data Documento: 2010-02-26
Appears in Collections:Série Documentos (CTAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009DOC0098.pdf2,78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace