Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/656305
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRODRIGUES, F. A.
dc.contributor.authorPIO, L. A. S.
dc.contributor.authorTIMBÓ, A. L. de O.
dc.contributor.authorPASQUAL, M.
dc.contributor.authorDAVIDE, L. C.
dc.contributor.authorSILVA, S. de O. e
dc.date.accessioned2025-05-16T18:49:13Z-
dc.date.available2025-05-16T18:49:13Z-
dc.date.created2009-11-19
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS, 17.; CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS, 4.; 2009, Aracaju. Ciência, inovação e sustentabilidade: [anais...]. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros; Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009. 1 CD-ROM. (Embrapa Tabuleiros Costeiros. Documentos, 150). Organizadores: Ana da Silva Lédo; Fernanda Vidigal D. Souza; Vivian Loges; Everton Hilo de Souza; Ana Cecília R. de Castro.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/656305-
dc.descriptionA duplicação cromossômica em plantas tem sido utilizada como ferramenta auxiliar ao melhoramento genético, possibilitando rápida obtenção de materiais promissores. Por meio deste trabalho, objetivou-se definir a melhor concentração de colchicina visando à duplicação cromossômica em bananeira. O trabalho foi realizado no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais, situado no Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras, Lavras/MG. Como material vegetal foram utilizados ápices caulinares de bananeira do diplóide 1318-01 (Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical), sendo estes já estabelecidos in vitro. A colchicina foi utilizada nas concentrações de 0 (controle); 2,5; 5,0; 7,5; 10,0 e 12,5mM, em solução sob agitação (20rpm), por períodos de 24 e 48 horas. Após o tratamento, as brotações foram lavadas em água destilada e transferidas para o meio de proliferação por mais um subcultivo para reduzir a freqüência de mixoplóides. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 6x2 (seis concentrações de colchicina x dois períodos de exposição). Foram utilizadas 12 plantas por tratamento, sendo 4 repetições com 3 plantas. Avaliaram-se a taxa de sobrevivência das plantas à colchicina e níveis de ploidia do material por meio da citometria de fluxo. Melhores resultados foram obtidos em 2,5mM de colchicina por 24 horas de exposição, possibilitando 91,7% de sobrevivência dos explantes.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAntimitótico
dc.subjectCultivo in vitro
dc.titleUtilização da colchicina na duplicação cromossômica em bananeira.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBanana
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroMusa Acuminata
riaa.ainfo.id656305
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-16
dc.contributor.institutionFILIPE ALMENDAGNA RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; LEILA APARECIDA SALLES PIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; ANA LUIZA DE OLIVEIRA TIMBÓ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; MOACIR PASQUAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; LISETE CHAMMA DAVIDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; SEBASTIAO DE OLIVEIRA E SILVA, CNPMF.
Aparece nas coleções:Recomendação técnica (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilizacao-da-colchicina-na-duplicacao-C227.pdf33.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace