Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/655515
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2007
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: COELHO FILHO, M. A.
CASTRO NETO, M. T. de
COLEHO, E. F.
Additional Information: Maurício Antônio Coelho Filho, CNPMF; Manoel Teixeira de Castro Neto, UFRB; Eugênio Ferreira Coelho, CNPMF.
Title: Transpiração máxima de plantas de mamão (Carica papaya L.) em pomar fertirrigado, nas condições de Cruz das Almas, BA.
Publisher: Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2007.
Pages: 15 p.
Series/Report no.: (Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 39)
Language: pt_BR
Keywords: Transpiração.
Description: O trabalho foi desenvolvido na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Cruz das Almas, BA, com intuito de testar sensores comerciais do método do balanço de calor do caule (MBC) para estimativas de transpiração em mamoeiros. Em laboratório, o fluxo de seiva (L dia-¹) foi comparado com a transpiração (L dia-¹) medida em balança de precisão. Em campo, em pomar fertirrigado, foram escolhidas plantas (Tainung nº1) ao longo de 4 meses e o fluxo de seiva estimado (L dia-¹) foi padronizado pela área foliar (L m² dia-¹) e correlacionando com a demanda atmosférica (ETo: - mm dia-¹). Os resultados indicaram que os sensores comerciais (modelos SGB9, SGA 13, SGA 16 e SGA 19, Dynamax Inc.) estimaram a transpiração, com diferença média de 5% e R² de 0,94. A transpiração máxima padronizada (L m-² folha dia-¹) variou de 0,26 a 3,06 e ajustou -se linearmente com a ETo (T = 0,56*ETo), sendo possível a estimativa da transpiração com base na ETo e área foliar.
Thesagro: Evapotranspiração
Mamão.
Year: 2008-01-22
ISSN: 1809-5003
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
boletimpesquisa39.pdf467,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace