Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/652800
Título: Conservação de recursos genéticos de mandioca (Manihot esculenta Crantz) no Brasil.
Autoria: FUKUDA, W. M. G.
FIALHO, J. de F.
CAVALCANTI, J.
CARDOSO, E. M. R.
BARRETO, J. F.
TEMES, T.
Afiliação: WANIA MARIA GONÇALVES FUKUDA; JOSEFINO DE FREITAS FIALHO, CPAC; JOSIAS CAVALCANTI; ELOISA MARIA RAMOS CARDOSO; JOAO FERDINANDO BARRETO, CPAA; MURITO TEMES, Epagri.
Ano de publicação: 2003
Referência: Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2003.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: A cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz originou-se e completou a maioria de sua diversificação no continente latino-americano. Análises filogenéticas do gênero Manihot realizadas por Shall et al. (1994), baseadas em marcadores moleculares, indicaram que a mandioca originou-se na América do Sul, mais precisamente no Brasil. A mandioca apresenta uma ampla diversidade genética concentrada principalmente na América Latina e Caribe. Essa diversidade é resultado da seleção natural ocorrida durante a evolução da espécie, nas fases de pré e pós-domesticação. Nos diversos ambientes onde a mandioca se diversificou a seleção resultou numa ampla diversidade de clones com adaptação específica a determinados ecossistemas (Hershey, 1988), representada em sua maioria por variedades crioulas.
Thesagro: Mandioca
Série: (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Circular Técnica, 60).
ISSN: 1516-5612
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conservacao-de-recursos-geneticos.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace