Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/640306
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 2000
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: FUKUDA, W. M. G.
FUKUDA, C.
CALDAS, R. C.
CAVALCANTI, J.
TAVARES, J. A.
MAGALHÃES, J. A.
NUNES, L. C.
Informaçães Adicionais: WÂNIA MARIA GONÇALVES FUKUDA; CHIGERU FUKUDA; RANULFO CORREA CALDAS; JOSIAS CAVALCANTI; JOSÉ ALVES TAVARES; JOSÉ ANFRÍSIO MAGALHÃES; LUÍS CARLOS NUNES.
Título: Avaliação e seleção de variedades de mandioca com a participação de agricultores do Semi-Árido do Nordeste brasileiro.
Fonte/Imprenta: Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2000.
Páginas: 42p.
Série: (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Boletim de pesquisa, 18).
Idioma: pt_BR
Notas: Memória.
Conteúdo: Este trabalho teve por objetivos avaliar e selecionar variedades de mandioca com a participação de agricultores do Semi-árido do Nordeste brasileiro. Foi utilizada a metodologia de pesquisa participativa a qual se fudamenta na maior integração entre pesquisadores, extencionista e agricultores na seleção de novas variedades de mandioca. No trabalho, realizado no período de 1996 a 1998, foram estabelecidas trinta e uma provas participativas em propriedades de agricultores localizados no Semi-árido dos estados do Ceará, Pernembuco, Bahia e Sergipe. Em cada prova foram plantados nove clones melhorados mais a variedade local. Cada prova foi composta de 50 plantas por clone, sem repetição, utilizando-se o manejo tradicional do agricultor. Foram feitas análises de preferência através do uso de matrizes e de curvas de regressão e análises de estabilidade de produção. Indentificou-se os principais critérios de seleção de variedades de mandioca utilizados pelos agricultores. Algumas variedades apresentaram alta probabilidade de aceitação pelos agricultores. Concluiu-se que a participação dos agricultores na avaliação e seleção das variedades de mandioca geradas pela pesquisa é fundamental para se agilizar o processo de difusão e adoção das novas variedades melhoradas.
Thesagro: Mandioca
Ano de Publicação: 2001-03-21
ISSN: 1516-5604
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaoeselecaodevariedadesWaniaFukudaBoletimpesquisa182000.pdf20,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace