Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/638140
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 1997
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: FUKUDA, W. M. G.
MAGALHAES, J. A.
CAVALCANTE, J.
PINA, P. R.
TAVARES, J. A.
IGLESIAS, C.
HERNANDEZ ROMERO, L. A.
MONTENEGRO, E. E.
Additional Information: WANIA MARIA GONÇALVES FUKUDA, EMBRAPA/CNPMF; JOSÉ ANFRÍSIO MAGALHÃES, EMBRAPA - CNPMF; JOSIAS CAVALCANTI, EMBRAPA/CNPMF; PAULO ROBERTO PINA, EMBRAPA/CNPMF; JOSÉ ALVES TAVARES, EMBRAPA/CNPMF; CARLOS IGLESIAS, EMBRAPA/CNPMF; LUIS ALFREDO HERNANDEZ ROMERO, EMBRAPA/CNPMF; ELVIS EDSON MONTENEGRO, EMBRAPA/CNPMF.
Title: Pesquisa participativa em melhoramento de mandioca: uma experiência no Semi-Árido do Nordeste do Brasil.
Publisher: Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 1997.
Pages: 46p.
Series/Report no.: (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 73).
Language: pt_BR
Keywords: Criterios de seleção
Variedades
Produtores
Provas participativas
evaluation criteria.
Description: Este trabalho teve por objetivos provar conjuntamente com agricultores, extensionistas e pesquisadores uma metodologia complementar, denominada de pesquisa participativa em melhoramento de mandioca, que aplicada a clones em etapas avançadas de avaliação, incremente a possibilidade de serem adotados pelos produtores, bem como estabelecer uma retroalimentação entre estes segmentos que permita identificar os principais critérios de seleção utilizados pelos produtores do semi-árido para a adoção de novas cultivares de mandioca. O trabalho foi desenvolvido em quatro locais do semi-árido dos Estados da Bahia (Itaberaba), Pernambuco (Petrolina e Araripina) e Ceara (Quixadá), em parceria com a EBDA,IPA e EPACE. Iniciou-se com um diagnostico, seguido do planejamento e implantação das provas participativas, avaliação e retro informação. Foram estabelecidas dezessete provas participativas, nos anos de 1993/94, com nove clones selecionados para as condições semi-áridas. Como resultados principais traçou-se o perfil de uma variedade ideal para o semi-árido, baseado nos critérios de seleção estabelecidos pelos produtores dessa região, formou-se um glossário sobre a terminologia agrícola local do produtor de mandioca e adaptou-se um livro de campo gerado no CIAT, as características consideradas importantes pelos produtores de mandioca do semi-árido.
Thesagro: Mandioca.
NAL Thesaurus: cassava
farmers
varieties.
Data Documento: 1997-09-09
ISSN: 0101-5171
Appears in Collections:Série Documentos (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PesquisaParticipativaWaniaFukudaDocumentos731997.pdf18,71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace