Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/580816
Title: Ocorrência de viroses em morangueiros no Rio Grande do Sul e produção de matrizes de cultivares comerciais de morangos livres de vírus.
Authors: NICKEL, O.
FAJARDO, T. V. M.
Affiliation: OSMAR NICKEL, CNPUV; THOR VINICIUS MARTINS FAJARDO, CNPUV.
Date Issued: 2010
Citation: Jornal da Fruta, Lages, v. 18, n. 222, p. 24, jan. 2010.
Description: O morango, um dos segmentos mais importantes da fruticultura de clima temperado, é a espécie do grupo das pequenas frutas com maior área cultivada no país, cerca de 3500 ha. As áreas de produção estão concentradas nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul (RS), que juntos respondem por mais e 80% da produção nacional. O RS tem 4 polos de produção localizados no Vale do Caí, Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra e Pelotas. Quatro espécies de vírus transmissíveis por afídios e uma por moscas-brancas estão entre as principais que infectam o morangueiro, entre as quais se destacam o "rnosqueado" (Strawberry mottle vírus, SMoV), a "clorose marginal" (Strawberry mild yellow edge vírus, SMYEV), o "encrespamento" (Strawberry crinkle vírus, SCV), o "bandeamento de nervuras " (Strawberry vein banding virusse a "palidose" (Strawberry pallidosis-associated vírus).
Thesagro: Fruticultura
Morango
Doença de planta
Vírus
Propagação vegetativa
Muda
Matriz
Keywords: Rio Grande do Sul
Livre de vírus
Language: pt_BR
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo de divulgação na mídia (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
118912010p.24.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace