Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/543655
Título: Irrigação e fertirrigação.
Autoria: CONCEIÇÃO, M. A. F.
MANDELLI, F.
Afiliação: MARCO ANTONIO FONSECA CONCEICAO, CNPUV; Francisco Mandelli, CNPUV.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: NACHTIGAL, J. C.; MAZZAROLO, A. (Ed.). Uva: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2008.
Páginas: p. 85-94.
Conteúdo: Os principais sistemas utilizados para a irrigação de videiras são a aspersão, a microaspersão e o gotejamento. A aspersão não apresenta problemas de entupimento, e a sua manutenção costuma ser menor do que a dos outros sistemas. No caso de irrigação acima da parreira, porém, há ocorrência de molhamento das folhas, o que pode favorecer a incidência de doenças, além do fato de o vento interferir na distribuição de água. Quando a irrigação é feita abaixo da parreira, é comum ocorrer danos nas plantas, provocados pelos jatos dos aspersores sobre os troncos, principalmente em plantios mais adensados. Outro fato da aspersão é que, comparada ao gotejamento, ela apresenta um maior desenvolvimento de ervas invasoras nas entrelinhas durante o período seco do ano.
Thesagro: Água
Fertirrigação
Irrigação
Uva
Viticultura
Palavras-chave: Gotejamento
Série: (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID10890.pdf579,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace