Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/53946
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Issue Date: 1982
Type of Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Authors: SANTOS, A. A. dos
FREIRE FILHO, F. R.
CARDOSO, M. J.
Additional Information: Antonio Apoliano dos Santos, EMBRAPA/UEPAE de Teresina; FRANCISCO RODRIGUES FREIRE FILHO, CPAMN; MILTON JOSE CARDOSO, CPAMN.
Title: Ocorrência de viroses em feijão macassar (Vigna unguiculata (L.) Walp.) no Estado do Piauí.
Publisher: Teresina: EMBRAPA-UEPAE de Teresina, 1982.
Pages: 11 p.
Series/Report no.: (EMBRAPA-UEPAE de Teresina. Circular Técnica, 2).
Language: pt_BR
Keywords: Feijão caupi.
Description: Existem cerca de 20 virus diferentes que infestam o feijão macassar: no Piaui foram identificados, sorologicamente, quatro virus: o virus do mosaico da Vigna atualmente com o nome de virus do mosaico severo do caupi (cowpea severe mosaic virus); virus do mosaico rugoso do caupi; o virus do mosqueado severo do caupi; e o virus do mosaico moderado. Além destas viroses ocorre também uma uma doença do tipo amarelo, causada, provavelmente, por um virus, e que esta sendo chamada, provisoriamente, de mosqueado amarelo do caupi. O Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijao (CNPAF), o Centro de Ciências Agrarias da Univ. Fed. do Ceará(CCA-UFC) e a Unidade de Execução de Pesquisa de Ambito Estadual deTeresina (UEPAE de Teresina) identificaram fontes de resistência a algumas dessas viroses. As cultivares CNC O434 (Rios 1980) e Macaibo (Lima & Nelson 1977) são resistentes ao virus do mosaico severo e a cultivar CE-315 ao virus do mosaico moderado (UFC 1979). As cultivares Pitiuba, Alagoas, Mamoninha II, Carrapicho, Oscariote e Potomac são resistentes ao virus do mosaico rugoso, sendo esta ultima cultivar imune ao virus do mosqueado severo (Santos 1981).
Thesagro: Doença
Resistência
Vírus.
Vigna Unguiculata
Year: 1996-01-02
Appears in Collections:Circular Técnica (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CIR20001.pdf3,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace