Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/538719
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Authors: PITT, B.
VALDEBENITO-SANHUEZA, R. M.
GARRIDO, L. da R.
Additional Information: B. PITT, UERGS; Rosa Maria Valdebenito Sanhueza, PROTERRA; LUCAS DA RESSURREIÇÃO GARRIDO, CNPUV.
Title: Controle alternativo da ferrugem tardia da framboesa em Vacaria.
Publisher: Agapomi, Vacaria, n. 185, p. 11, out. 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Ferrugem tardia
Pucciniastrum americanum
Vacaria
Rio Grande do Sul
Description: A ferrugem tardia do framboeseiro é causada pelo fungo Pucciniastrum americanum, patógeno cuja ocorrência no Brasil foi confirmada no setor de micologia do Instituto Biológico de São Paulo. Os sintomas e sinais da doença ocorrem em anualmente no sul do Brasil e é mais grave quando há condições de temperaturas entre 18 e 26°C, alta umidade e chuvas freqüentes que auxiliam na dispersão do patógeno. Pústulas de cor amarela a alaranjada surgem na região de Vacaria a partir de novembro, especialmente, em lavouras com histórico de infecção. Nas plantas desenvolvem-se inicialmente os sintomas e sinais nas folhas maduras na forma de manchas pequenas amareladas a marrom. O patógeno infecta folhas, cálice, pecíolos e frutos os que podem apresentar sintomas em pós-colheita. As cvs Heritage e Festival, mas, também na conhecida em Vacaria como Francesa, são muito suscetíveis e podem sofrer defoliação precoce. Os frutos podem ser infetados em qualquer período de desenvolvimento e nos drupeolos se observam esporos de cor amarela (Fig.l) o que pode ocorrer até em pós-colheita fato que deprecia o produto.
Thesagro: Doença de Planta
Framboesa
Fruticultura
Fungo
Data Documento: 2010-01-14
Appears in Collections:Artigo de divulgação na mídia (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
115972009p.11.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace