Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/53597
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Data do documento: 1984
Tipo do Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Autoria: RAMOS, G. M.
PIMENTEL, J. C. M.
Informaçães Adicionais: Gonçalo Moreira Ramos, EMBRAPA-UEPAE de Teresina; José Carlos Machado Pimentel, EMBRAPA-UEPAE de Teresina.
Título: Capim-andropogon: informações sobre seu comportamento nos cerrados piauienses.
Fonte/Imprenta: Teresina: EMBRAPA-UEPAE de Teresina, 1984.
Páginas: 8 p.
Série: (EMBRAPA-UEPAE de Teresina. Circular Técnica, 6).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Piauí
Brasil.
Conteúdo: Nos cerrados piauienses predominam solos profundos, bem drenados, com baixos niveis de nutrientes, cerca de 46% da área do Estado são constituidos de cerrados. As gramineas predominantes na área são de ciclo curto, fibrosas e de baixo valor nutritivo. Estas condições mostram a necessidade de se introduzir, nestas áreas, espécies cultivadas de mais alto valor forrageiro. A partir de 1981, o capim-andropogon começou a ser avaliado sobre pastejo ocasional pela EMBRAPA-UEPAE de Teresina, nos municipios de Teresina, Amarante, Eliseu Martins e Regeneração, apresentando boa adaptação as condições edafoclimáticas, sendo portanto, mais uma opção para a formação de pastagens. E bastante tolerante a solos ácidos e de baixa fertilidade. Entretanto, responde bem a adubação, sendo recomendado na implantação, a aplicação de 125kg de superfosfato simples mais de 50 kg de cloreto de potassio/ha. O preparo do solo deve ser feito mediante aração e gradagem. Para semeadura, o metodo mais usado e a lanço, seguida de uma compactação com um rolo compactador. Gastam-se 8 kg de sementes de boa qualidade. Foi avaliada a produção de sementes, não limpas em dois locais, Teresina e Regeneração, cujos rendimentos foram, respectivamente, de 305 e 400kg/ha. As pastagens já implantadas, apresentam geralmente, altas produções de matéria seca (16.512kg/ha) na estação chuvosa, (2.654kg/ha) na seca, além de boa capacidade de rebrotação apos o pastejo, em relação a outras gramineas adaptadas a solos de baixa fertilidade.
Thesagro: Andropogon Gayanus
Cerrado
Pastagem
Produção
Solo.
Ano de Publicação: 1996-01-03
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CIRT6.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace