Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/511367
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2008
Type of Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Authors: SA, C. P. de
OLIVEIRA, T. K. de
BAYMA, M. M. A.
OLIVEIRA, L. C. de
Additional Information: CLAUDENOR PINHO DE SA, CPAF-Acre; TADARIO KAMEL DE OLIVEIRA, CPAF-Acre; MARCIO MUNIZ ALBANO BAYMA, CPAF-Acre; LUIS CLAUDIO DE OLIVEIRA, CPAF-Acre.
Title: Caracterização a análise da rentabilidade financeira de um modelo de sistema agroflorestal desenvolvido em parceria com produtores do Reca.
Publisher: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2008.
Pages: 8 p.
Series/Report no.: (Embrapa Acre. comunicado técnico, 171).
Language: pt_BR
Keywords: Sistema agroflorestal
Projeto Reca
Nova Califórnia (RO)
Western Amazon
Amazonia Occidental
Amazônia Ocidental
Rondônia
Explotación agrícola familiar
Análisis económico
Agroforestería
Rentabilidad agrícola.
Description: Os sistemas agroflorestais, indicados como uma prática viável para a manutenção da produtividade, aumentam a sustentabilidade do sistema de produção, principalmente devido à diversidade biológica, intensificação dos processos de ciclagem biogeoquímica e dos efeitos benéficos das árvores sobre o solo. Os consórcios agroflorestais comerciais ou sistemas multiestratificados são a mistura de um número limitado de espécies, em geral menos de dez (árvores, cultivos perenes e anuais), de reconhecido valor comercial, tendo como propósito a exploração agronômica e econômica, formando e aproveitando diversos estratos verticais. Outro componente associado pode ser as espécies de serviço, que fornecem sombra ou proteção aos cultivos agrícolas, mantêm ou aumentam a fertilidade do solo pela deposição de matéria orgânica e nitrogênio e protegem o solo contra o calor do sol e o impacto direto das chuvas. As espécies componentes do sistema devem ser adaptadas às condições edafoclimáticas do local, ter crescimento rápido, possuir usos múltiplos, ser eficientes na captação de nutrientes e não mostrar efeitos alelopáticos, dentre outros atributos.
Thesagro: Rentabilidade
Análise econômica.
Agrossilvicultura
Agricultura familiar
NAL Thesaurus: Economic analysis
Family farms
Agroforestry
Farm profitability.
Data Documento: 2009-04-30
ISSN: 0100-8668
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
comunicado171.pdf389,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace