Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/507332
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2007
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: FAZOLIN, M.
ESTRELA, J. L. V.
CAMPOS FILHO, M. D.
SANTIAGO, A. C. C.
FROTA, F. de S.
Additional Information: MURILO FAZOLIN, CPAF-AC; Joelma Lima Vidal Estrela, Bolsista do CNPq; MANOEL DELSON CAMPOS FILHO, CPAF-AC; Antonio Clebson Cameli Santiago, Seaprof; Francisco de Souza Frota, Sebrae.
Title: Manejo integrado do mandarová-da-mandioca Erinnyis ello (L.) (Lepidoptera: Sphingidae): conceitos e experiências na região do Vale do rio Juruá, Acre.
Publisher: Rio Branco: Embrapa Acre, 2007.
Pages: 45 p. il. color.
Series/Report no.: (Embrapa Acre. Documentos, 107).
Language: pt_BR
Keywords: Baculovirus erinnyis
Bioinseticida
Acre
Vale do Juruá (AC).
Description: Desde 1983 a região do Vale do Rio Juruá (Acre), compreendendo os municípios de Guajará (AM) e Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul (AC), vem sofrendo ataques de lagartas do mandarová-da-mandioca Erinnyis ello (L., 1758). A partir daí outros quatro surtos sucederam-se causando danos à cultura da mandioca com conseqüentes prejuízos à economia daquela região. Em 2005, um projeto financiado pelo MCT-CNPq-Finep com o objetivo de melhorar a competitividade e eficiência do agronegócio da Farinha de Mandioca no Vale do Juruá (Farinhavj), inserindo dentre suas atividades o manejo integrado do mandarová-da-mandioca, propiciou a avaliação da eficácia no campo de dois agentes de controle biológico formulados a partir de Baculovirus erinnyis e Bacillus thunrigiensis. Com a obtenção de resultados expressivamente positivos no controle da praga em questão, este trabalho tem por objetivo divulgar os resultados práticos e trazer uma abordagem teórica para a formação de técnicos multiplicadores desta tecnologia, que deverão repassar este conhecimento para os produtores do Vale do Juruá. Consideramos, desta forma, que os resultados obtidos nesta etapa de avaliação são suficientes para que sejam adotados os métodos de controle biológico de E. ello, trazendo menor impacto ambiental e menor desequilíbrio biológico, influindo sobremaneira na melhoria de renda dos produtores e na segurança alimentar dos consumidores da famosa farinha de mandioca daquela região do Estado do Acre.
Thesagro: Erinnyis Ello
Mandarová
Mandioca
Manihot Esculenta
Praga.
Data Documento: 2008-04-23
Appears in Collections:Série Documentos (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
17288.pdf5,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace