Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/505580
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Issue Date: 2006
Type of Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Authors: SIVIERO, A.
OLIVEIRA, T. K. de
PEREIRA, J. E. S.
SA, C. P. de
SILVA, S. de O. e.
Additional Information: AMAURI SIVIERO, CPAF-Acre; TADARIO KAMEL DE OLIVEIRA, CPAF-Acre; JONNY EVERSON SCHERWINSKI PEREIRA, Cenargen; CLAUDENOR PINHO DE SA, CPAF-Acre; Sebastião de Oliveira e Silva, Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Title: Cultivares de banana resistentes à sigatoka-negra recomendadas para o Acre.
Publisher: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2006.
Pages: 8 p.
Series/Report no.: (Embrapa Acre. Circular técnica, 49).
Language: pt_BR
Keywords: Prata
D'Angola
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Aclimatación
Bananos
Sikatoka negra.
Enfermedades y desórdenes de las plantas
Factores ambientales
Nueva variedad
Description: A banana é considerada a principal fruteira do Estado do Acre, ocupando uma área de 7 mil hectares e produtividade média de mil cachos/ha/ano. Em 2002, dentre as principais culturas permanentes cultivadas no Acre, a banana se destacou com 52% da área plantada, seguida da pupunha para palmito (15%). A cultura tem um papel importante na subsistência de milhares de famílias no Estado. A maior parte da produção é comercializada em mercados locais e nos Estados de Rondônia, Amazonas e Goiás. A renda obtida é destinada à compra de produtos industrializados e outros alimentos não produzidos na propriedade. Embora com boa produtividade para as condições da Amazônia, o sistema de exploração atual de bananeira na região é bastante rústico, caracterizado pelo baixo emprego de tecnologia. A interferência do homem no desenvolvimento da cultura se resume praticamente ao plantio, controle mecânico ou químico das ervas daninhas e a colheita de cachos maduros. Em geral, o agricultor não utiliza corretivos e fertilizantes na cultura e o uso de agrotóxicos é esporádico, resumindo-se ao emprego de herbicidas e inseticidas para controle de formigas. A maior parte da banana no Acre é cultivada em consórcio em roçados com outras culturas, ocupando áreas de floresta e capoeiras velhas recém-abertas.Desde 1991, a Embrapa Acre em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, situada na Bahia, vêm desenvolvendo projetos de avaliação e seleção de genótipos de plátano e banana, com o objetivo de selecionar cultivares com melhores características agronômicas, como produtividade, qualidade do fruto, porte reduzido, além de resistência às principais doenças e pragas.
Thesagro: Doença de planta
Banana
Musa sp
Fungo
Sigatoka negra
Mycosphaerella fijiensis
Variedade resistente
Aclimatação
Condição ambiental
Maçã
Plátano.
NAL Thesaurus: Plant diseases and disorders
Bananas
Fungi
Black sigatoka
New variety
Acclimation
Environmental factors.
Year: 2006-12-15
ISSN: 0100-9915
Appears in Collections:Circular Técnica (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
14397.pdf11,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace