Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/504506
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2005
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: THOMAZINI, M. J.
OLIVEIRA, T. K. de
ALBUQUERQUE, E. S. de
LESSA, L. S.
CAVALCANTE, M. de J. B.
Additional Information: MARCILIO JOSE THOMAZINI, CNPF; TADARIO KAMEL DE OLIVEIRA, CPAF-AC; Elizângela Sampaio de Albuquerque, bolsista CNPq/Embrapa Acre; LAURO SARAIVA LESSA, CPAF-AC; MARIA DE JESUS BARBOSA CAVALCANTE, CPAF-AC.
Title: Identificação de pragas e doenças e avaliação de variedades copa/porta-enxerto de citros no Estado do Acre.
Publisher: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2005.
Pages: 43 p.
Series/Report no.: (Embrapa Acre. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 43).
Language: pt_BR
Keywords: West Indian fruit fly
Embrapa Acre
Rio Branco (AC)
Ramal Jarinau
Brasiléia (AC)
Ramal Samaúma
Plácido de Castro (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Citros
Tangerinos.
Crecimiento de planta
Enfermedades y desórdenes de las plantas
Limones
Naranjas
Portainjertos
Description: O Estado do Acre apresenta características propícias ao desenvolvimento da cultura dos citros. Porém, o curto período de oferta de frutos, mudas de baixa qualidade, indefinição de cultivares adaptadas, problemas fitossanitários e a falta de informações técnicas tornam-se fatores limitantes à ampliação do parque produtivo. Este trabalho teve como objetivos identificar as principais pragas, seus inimigos naturais e as doenças mais importantes da cultura dos citros em quatro municípios do Acre e avaliar aspectos vegetativos e produtivos de genótipos locais de citros, bem como o desenvolvimento vegetativo de combinações de cultivares copa e porta-enxerto. A pesquisa foi realizada de junho de 2002 a junho de 2004. Folhas de laranja, tangerina e limão foram coletadas para avaliação de pragas e doenças. Também foram utilizadas armadilhas e coleta de frutos para amostragem de mosca-das-frutas. Foram encontradas 13 espécies de ácaros, entre elas o ácaro-da-leprose, Brevipalpus phoenicis, o ácaro-da-ferrugem, Phyllocoptruta oleivora, Saproglyphus sp. e cinco espécies de fitoseídeos predadores. As principais cochonilhas coletadas foram a escama-farinha,Pinnaspis aspidistrae, a cochonilha-pardinha, Selenaspidus articulatus, e a cochonilha-verde, Coccus viridis. Foram coletadas nove espécies de mosca-das-frutas pertencentes ao gênero Anastrepha, sendo A. obliqua a espécie mais coletada. As principais doenças encontradas foram antracnose, mancha-areolada, gomose, leprose, rubelose, ercosporiose e verrugose. Em um futuro programa de manejo de pragas e doenças em citros no Acre, deve ser feito um plano de amostragem para as pragas e doenças citadas, O porta-enxerto Sunki x English 256631256 proporcionou maior vigor a todas as cultivares de copa testadas. A elevada taxa de compatibilidade do limão Volkameriano com as tangerinas Tangor Murcote, Tângelo Robinson e Tângelo Nova indica um alto potencial desse porta-enxerto para produção desses citros. Do mesmo modo, a laranja Aquiri e a lima ácida Tahiti apresentam elevada compatibilidade com o porta-enxerto Cleópatra x Carrizo 631226 e a laranja Pêra com o Citrumelo Swingle.
Thesagro: Laranja
Citrus sinensis
Limão
Citrus limonia
Tangerina
Citrus reticulata
Variedade resistente
Crescimento
Vigor híbrido
Porta enxerto
Doença de planta
Praga de planta
Identificação
Ácaro
Mosca
Campo Experimental
Características Agronômicas.
NAL Thesaurus: Citrus
Oranges
Lemons
Tangerines
Agronomic traits
Plant diseases and disorders
Plant growth
Heterosis
Rootstocks
Mites.
Data Documento: 2006-08-22
ISSN: 0101-5516
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
13837.pdf18,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace