Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/492854
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Séries anteriores (INFOTECA-E)
Issue Date: 1998
Type of Material: Séries anteriores (INFOTECA-E)
Authors: OLIVEIRA, M. V. N. d'.
BRAZ, E. M.
Additional Information: MARCUS VINICIO NEVES D OLIVEIRA, CPAF-AC; EVALDO MUNOZ BRAZ, CNPF.
Title: Manejo florestal em regime de rendimento sustentado, aplicado à floresta do Campo Experimental da Embrapa-CPAF/AC.
Publisher: Rio Branco: Embrapa-CPAF/AC, 1998.
Pages: 46 p.
Series/Report no.: (Embrapa -CPAF/AC. Boletim de Pesquisa, 21).
Language: pt_BR
Keywords: Manejo florestal sustentado
Embrapa Acre
Rio Branco (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Crecimiento de planta
Manejo de rendimiento sostenido.
Description: Após a execução de um inventário florestal na Embrapa CPAF/AC, uma área de 20ha de floresta foi selecionada para ser manejada de forma experimental com a aplicação de técnicas adequadas de planejamento e manejo, visando reduzir custos e danos à floresta e aumentar o rendimento em todas as operações envolvidas no manejo. O objetivo do projeto foi avaliar a capacidade de suporte florestal, definir as operações básicas para o correto manejo da floresta, aprimorar coeficientes técnicos (custos e rendimentos) para a região, permitindo o planejamento e acompanhamento da exploração e monitoramento das respostas da floresta ao manejo aplicado, buscando definir o melhor ciclo e taxas de corte. Também é objetivo do projeto servir como unidade demonstrativa de manejo florestal para produtores e técnicos da região. De maneira geral, a floresta da Embrapa CPAF/AC apresentou bom potencial para manejo com volume médio de espécies comerciais acima de 50m de DAP, em torno de 25m3. ha-1. O planejamento da exploração foi feito com base em um inventário prospectivo e levantamento topográfico da área. As árvores foram mapeadas e as trilhas de arraste projetadas antes da exploração e marcadas no terreno, por meio de balizamento. exploraram-se em torno de 20m3. ha-1; a carga média por ciclo foi de 4.2t, para uma distância média de arraste de 190m e um tempo total de 25 minutos. O limite para a exploração econômica da floresta, calculada para as condições da região, foi em torno de 5m3 por hora. O corte de cipós e derrubada orientada das árvores contribuíram para reduzir os danos da exploração estimados em 0.25m3 para cada metro cúbico extraído. a floresta manejada cresceu significativamente mais rápido, no período de estudo, do que a floresta não perturbada, especialmente nos dois primeiros anos após a exploração. Como já era esperado também a mortalidade e o ingresso foram mais elevados na floresta manejada. O crescimento em volume das espécies comerciais, em torno de 1.7m3. ha-1 é um indicativo de que tanto o ciclo como a taxa de corte adotados, foram adequados. A diminuição das taxas e crescimento da floresta, após o segundo ano, recomenda o uso de tratamentos silviculturais.
Thesagro: Inventário florestal
Recurso florestal
Manejo
Agricultura sustentável
Taxa de crescimento
Campo Experimental.
NAL Thesaurus: Sustained yield management
Plant growth.
Year: 1999-07-05
ISSN: 0101-5516
Appears in Collections:Séries Anteriores (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bp21.pdf212,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace