Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/492506
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Date Issued: 1997
Type of Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Authors: LEDO, A. da S.
ALMEIDA, N. F. de
AZEVEDO, F. F. de
Additional Information: ANA DA SILVA LEDO, CPATC; Nélio Frazão de Almeida, Embrapa Acre; FRANCISCO FELISMINO DE AZEVEDO, CPAF-Rondonia.
Title: Recomendações para o cultivo de citros no Estado do Acre.
Publisher: Rio Branco, AC: Embrapa-CPAF/AC, 1997.
Pages: 26 p.
Series/Report no.: (Embrapa-CPAF/AC. Circular técnica, 18).
Language: pt_BR
Keywords: Recomendações técnicas
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Plantación.
Adopción de innovaciones
Description: O Brasil apresenta-se como o maior produtor mundial de laranja, atingindo a produção de 18,6 milhões de toneladas e de suco concentrado, 2,117 milhões de toneladas. A área plantada e a produção de laranja no Estado do Acre é de, respectivamente, 120 ha e 12349 t/ha (Anuário Estatístico do Acre, 1996). Grande parte do volume de frutos cítricos comercializados na região é importada de São Paulo. O Estado do Acre apresenta boas condições edafoclimáticas para a exploração citrícola, entretanto, a inexistência de informações a respeito do comportamento de cultivares nas condições de clima e solo de Rio Branco-Acre, o uso generalizado do porta-enxerto limão Cravo, susceptível ao declínio e a comercialização de mudas de baixa qualidade oriundas de outras regiões do País constituem fatores limitantes para o desenvolvimento da citricultura. No Estado do Acre tem-se verificado a alta incidência de gomose (Phytophthora) em plantios enxertados sobre o limão Cravo. Sabendo-se da existência de porta-enxertos que apresentam maior tolerância à gomose, a utilização de porta-enxertos que se adaptem melhor às condições fitossanitárias e edafoclimáticas desta região poderá contribuir na longevidade e no aumento da produtividade de plantios de citros na Amazônia Ocidental. O objetivo deste trabalho é fornecer informações técnicas sobre a citricultura e contribuir para a difusão e adoção de tecnologias, proporcionando aos agricultores e extensionistas do Estado do Acre subsídios para exploração dos citros, em bases técnicas e econômicas.
Thesagro: Plantio
Transferência de Tecnologia.
Inovação
Fruta cítrica
NAL Thesaurus: Citrus
Innovation adoption.
Planting
Technology transfer
Data Created: 1997-11-13
ISSN: 0100-9915
Appears in Collections:Circular Técnica (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cirtec18.pdf290,36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace