Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/492427
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Séries anteriores (INFOTECA-E)
Date Issued: 1988
Type of Material: Séries anteriores (INFOTECA-E)
Authors: DIAS, R. P.
COSTA, A. L. da
MOREIRA, P.
VALENTIM, J. F.
SILVA, C. de S. e
Additional Information: Ronaldo Ponte Dias; Arlindo Luiz da Costa; PAULO MOREIRA, CNPGL; JUDSON FERREIRA VALENTIM, CPAF-AC; Claudemiro de Souza e Silva.
Title: Comportamento produtivo de ovinos Santa Inês no Estado do Acre.
Publisher: Rio Branco: EMBRAPA-UEPAE, 1988.
Pages: 5p.
Series/Report no.: (EMBRAPA-UEPAE Rio Branco. Pesquisa em Andamento, 60).
Language: pt_BR
Keywords: Raça Santa Inês
Acre.
Description: O rebanho ovino do Estado do Acre consiste, em sua grande maioria, de animais do tipo Sem Raça Definida (SRD), introduzidos pelos imigrantes provenientes das diversas regiões do Brasil. Esses animais apresentam grande quantidade de lã, sendo esta uma das principais características que dificultam a sua adaptação às condições de clima quente e úmido da região. Os sistemas de criação de ovinos no Acre apresentam baixo nível tecnológico, com pouco ou nenhum manejo, resultando na obtenção de baixos índices produtivos. A pouca disponibilidade de matrizes e reprodutores adaptados às condições climáticas da região, aliada a inexistência de um sistema de produção adequado, refletem na posição pouco destacada da ovinocultura na pecuária acreana. A tradição nordestina de grande parte dos pequenos agricultores acreanos, surge como um fator estimulante para o desenvolvimento da ovinocultura, sobretudo pelos pequenos investimentos exigidos por esta atividade e pelo potencial de suprir proteína de origem animal de baixo custo. A EMBRAPA, através da UEPAE de Rio Branco, vem desenvolvendo pesquisas objetivando gerar e/ou adaptar tecnologias para o Estado, quanto a criação racional de ovinos deslanados em pastagens cultivadas de Brachiaria humidicola (Quicuio-da-Amaz&nia), gramínea adaptada ao ecossistema regional. Para esta pesquisa optou-se pela raça Santa Inês que foi desenvolvida no Nordeste do Brasil. Esta raça apresenta grande adaptação e potencial produtivo em diversas regiões do Brasil, podendo se constituir em- uma opção de pecuária acessível aos pequenos produtores do Acre.
Thesagro: Ovino
Produção.
Data Documento: 1997-04-16
Appears in Collections:Séries Anteriores (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1149.pdf145,37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace